quarta-feira, 15/05/2024

Aprenda Mais Sobre Alguns Indicadores dos Ciclos de Mercado

Os Investimentos e Os Ciclos de Mercado

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam nec ante a massa vestibulum feugiat. Nulla pretium facilisis ipsum ac consectetur. Quisque sodales nibh ante, in suscipit elit bibendum sed. Etiam iaculis magna in felis maximus dignissim. Nunc sodales viverra lacus non condimentum. Proin eget imperdiet risus. Donec non porttitor dui. Pellentesque eget nulla eget sem elementum placerat. Sed ornare volutpat finibus. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia curae; Phasellus quis felis cursus, malesuada nunc vel, semper sem. Nunc a posuere quam. In nec lacinia ligula, sed volutpat augue. Donec blandit at nunc placerat feugiat. Nulla congue vulputate purus, sed ornare eros fringilla sed.

O Halving do Protocolo Bitcoin

A cada quatro anos a emissão de Bitcoin cai pela metade em um evento programado conhecido como Halving. Esse mecanismo que corte de emissão aliado a um fornecimento máximo de 21 milhões de unidades faz com que o Bitcoin seja uma moeda cada vez mais escassa, pois sua oferta tende a ser menor com o passar dos anos.

O Halving já aconteceu três vezes desde a criação do Bitcoin, o primeiro em 2012, o segundo em 2016, e o terceiro em 2020. Todas essas vezes em que a emissão foi cortada pela metade seguiram-se meses de alta com o preço do Bitcoin fazendo novas máximas.

Esse evento programado faz com que o preço do Bitcoin se torne cíclico, com períodos de otimismo ganancia pós-Halving seguido de períodos de pessimismo e medo após o preço encontrar com um topo onde existe uma grande realização de muitos investidores que estão no lucro e queda momentânea do interesse do mercado em comprar o ativo, pois seu preço está muito mais elevado comparado a meses anteriores.

A alternância de preço dentro de cada ciclo que ocorre com variações similares, fez com que analistas criassem diversos modelos de ciclos de mercado que buscam mostrar em qual momento do ciclo o preço está. Agora vamos conhecer os modelos mais aceitos pelo mercado que servem de base para a tomada de decisão de grandes investidores.

Modelo Stock-to-Flow

Foi criado antes do início do ciclo de alta e o modelo conseguiu acertar o topo histórico que iria acontecer em dezembro de 2017 com o preço de U$20 mil dólares.

A linha que segue o preço é a relação entre estoque e fluxo. Podemos ver que o preço continuou a seguir o fluxo de estoque do Bitcoin ao longo do tempo. Na teoria podemos projetar o preço do Bitcoin sobre essa linha que estará sempre a acompanhando. As cores na linha de preço deste gráfico mostram o número de dias até o próximo Halving como descrito na barra ao lado direito do gráfico. Perceba que após a cor roxa, que aponta o momento do Halving, seguiram-se meses de alta até que quando se aproxima de 800 dias para o próximo Halving o preço tende a encontrar seu topo histórico da época.

Mapa de Calor em Relação à Média Móvel de 200 Semanas

Historicamente o Bitcoin encontra seu menor preço em um ciclo ao encontrar a média de 200 semanas anteriores e seu topo quando se afasta dessa média. Esse indicador imprime círculos a cada mês e a cor é dada de acordo com a porcentagem de aumento em relação ao preço em que a média de 200 semanas se encontra.

De acordo com que o preço vai se afastando da média de 200 semanas as cores dos círculos impressos vão do azul para o vermelho, onde historicamente o Bitcoin encontrou seu topo. Dessa forma o investidor pode acompanhar as mudanças mensais de cor.

Curva de Crescimento Logarítmico do Bitcoin

Desde seu surgimento até o momento atual, o preço do Bitcoin seguiu uma escala logarítmica como mostra o gráfico abaixo.

A escalada é dividida em várias faixas de preço pelas linhas azuis e delimitadas pelas linhas laranjas guiadas pelos fundos, topos e meio do canal do preço. Historicamente quando o preço encontra a linha laranja mais baixa foi o fundo de sua queda, enquanto quando ele encontra a linha laranja superior é o preço máximo do ciclo.

Lucro e Perda Relativa Não Realizada

Este gráfico mostra se no momento a vendas de Bitcoin estão sendo feita com lucros ou prejuízos de quem as detinham. A linha azul é a variação do preço do Bitcoin, enquanto a linha vermelha mostra a realização de lucro ou prejuízo.

O gráfico é divido em períodos de capitulação(Área Verde), que historicamente mostra momentos em que o preço encontrou seu valor mínimo no ciclo e os investidores estão realizando prejuízo.

Períodos de medo(Área Branca) e otimismo(Área Beje) quando o preço está em período de lateralização com tendências de alta e baixa, onde os lucros e prejuízos realizados são baixos.

Período de ganancia(Área Laranja) quando a maioria dos investidores estão realizando bons lucros.

Período de euforia(Área Vermelha) que marca o fim da tendência de alta do ciclo.

Número de Carteira com Mais de 1000 Bitcoins

O funcionamento do mercado de criptomoeda não é regulamentado por nenhum governo o que faz com que seja um mercado com mais liberdade financeira, porém, que é alvo de grandes manipulações. Existem investidores ou instituições que tem poder aquisitivo suficiente para gerar essas manipulações por possuírem uma grande quantidade de Bitcoins. Esse indicador monitora a quantidade de carteiras que possuem mais de 1000 unidades da criptomoeda.

A linha azul mostra o preço do Bitcoin, enquanto a linha amarela representa a quantidade de carteira com mais de 1000 Bitcoins. Note que de acordo com que o preço sobe para atingir novas máximas, o número de carteiras diminui, isso representa que grandes investidores ou instituições com mais de 1000 Bitcoin na carteira estão realizando lucro e pressionando a oferta da moeda que tende a cair.

Índice de Medo e Ganância

Esse indicador mostra o sentimento dos investidores em relação ao mercado. Quando o mercado está em extrema ganancia, a tendência é que o preço do Bitcoin diminua pois foram feitas muitas comprar nos dias e semanas anteriores o que diminui a pressão sobre a oferta da criptomoeda. Já quando o indicador está em medo, muitas pessoas venderam seus Bitcoin pois acreditam que o preço continuará caindo o que esgota a pressão vendedora e abre a oportunidade de investidores que estavam preste a entrar no mercado comprar com o preço mais abaixo.

Esse indicador é atualizado a cada 12 horas quando mostra a situação do momento em relação ao sentimento do mercado.

Perceba que quando o indicador supera o valor de 80, ele entra em ganacia o que mostra que o preço do Bitcoin está próximo de um topo local. Já quando o indicador está abaixo de 30 ele mostra que provavelmente o Bitcoin encontrou um preço de suporte e tende a voltar a subir.

Confira também

A História do Protocolo Bitcoin, da Blockchain e o Surgimento do Mercado de Criptomoedas

Introdução O Protocolo Bitcoin é um conjunto de regras que define como funciona o Bitcoin, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *