O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, reafirmou sua autoridade sobre a Ethereum Foundation em uma publicação no X em 21 de janeiro, na qual rejeitou todos os pedidos por uma mudança na liderança.

Buterin disse que a decisão continua sendo sua até que as reformas planejadas para introduzir um “conselho adequado” sejam implementadas e criticou certos membros da comunidade cripto por serem “ativamente tóxicos para os melhores talentos”.

Os comentários seguem uma forte pressão da comunidade para promover Danny Ryan, um pesquisador e desenvolvedor dentro do ecossistema Ethereum, e as críticas à atual diretora executiva da Ethereum Foundation, Aya Miyaguchi.

Alguns membros da comunidade no X recorreram a assédio e ameaças de morte contra Miyaguchi, o que Buterin condenou veementemente como “puro mal”.

Fonte: Vitalik Buterin

Comunidade pressiona por Danny Ryan

A publicação de Buterin no X é uma resposta aos pedidos para que Ryan fosse nomeado para um cargo de liderança dentro da fundação — algo que Buterin deixou claro que continua sendo sua responsabilidade exclusiva.

Os defensores de Ryan apontam suas contribuições para o desenvolvimento da Ethereum e sua liderança na atualização da camada de consenso da Ethereum, que fez a transição da rede de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS).

Os apoiadores de Ryan argumentam que sua expertise está alinhada com os objetivos de longo prazo da Ethereum e o posicionam como um líder adequado, apesar da postura de Buterin sobre a liderança da fundação.

Toxicidade no debate sobre liderança

O debate sobre a liderança também expôs um lado mais sombrio da comunidade Ethereum, com Buterin abordando especificamente o assédio direcionado a Miyaguchi, que é a diretora executiva desde 2018.

Miyaguchi enfrentou críticas direcionadas online, com alguns membros da comunidade no X culpando-a por supostas ineficiências dentro da fundação, e um usuário do X perguntando: “Por que não matamos a Aya?”

Fonte: Tetranode

Buterin condenou o comportamento tóxico da comunidade, alertando que isso corre o risco de alienar os melhores talentos da Ethereum, criando um ambiente contraproducente, e rejeitou as pressões das redes sociais:

“Alguns dos melhores desenvolvedores da Ethereum têm me enviado mensagens recentemente, expressando seu nojo com o ambiente nas redes sociais que pessoas como você estão criando. VOCÊS ESTÃO TORNANDO MEU TRABALHO MAIS DIFÍCIL. E estão diminuindo as chances de eu ter qualquer interesse em fazer ‘o que vocês querem’.”

Mudanças de liderança de Buterin para a EF

O cofundador da Ethereum anunciou mudanças significativas na liderança da fundação em 18 de janeiro para melhorar a comunicação entre a fundação e os desenvolvedores do ecossistema.

Buterin delineou metas, incluindo apoiar os desenvolvedores de aplicativos descentralizados (DApp), resistência à censura, privacidade e promover a descentralização — um contraste com sua declaração afirmando autoridade exclusiva sobre a fundação em 20 de janeiro.

Em sua publicação no X em 18 de janeiro, Buterin disse que a fundação não se envolveria em mudanças ideológicas ou lobby político, nem assumiria um papel mais central no desenvolvimento do ecossistema Ethereum.