Uma onda de solicitações para fundos negociados em bolsa de criptomoedas (ETFs) atingiu a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) poucos dias antes de Gary Gensler deixar o cargo de presidente em 20 de janeiro.

Em 17 de janeiro, pelo menos quatro propostas foram enviadas enquanto a indústria de criptomoedas antecipa mudanças regulatórias sob a administração do presidente eleito Donald Trump, que deve adotar uma postura mais favorável às criptos.

A ProShares, uma gestora de ativos conhecida por lançar o primeiro ETF vinculado ao Bitcoin, aplicou para um ETF de Futuros de Solana (SOL). Um ETF de Futuros de Solana é projetado para fornecer aos investidores exposição aos movimentos de preço do token nativo Solana por meio de contratos futuros, em vez da posse direta do ativo.

“Interessante porque ainda não existem futuros na CME e não tenho certeza se os futuros SOL da Coinbase são grandes e líquidos o suficiente,” analisou James Seyffart, analista de ETFs, em um post no X.

A Volatility Shares, outra gestora de ativos, já havia feito uma solicitação semelhante em dezembro.

Seyffart afirmou, em 16 de janeiro, que os ETFs de Solana podem não serem lançados nos Estados Unidos antes de 2026, mesmo sob uma Casa Branca favorável às criptomoedas.

Relacionado: Interesse em reservas de Bitcoin ganha força em 5 continentes

CoinShares, ProShares e outros enviam pedidos para ETFs

Em 17 de janeiro, a CoinShares, anteriormente Valkyrie Funds e uma gestora de ativos digitais, também apresentou um pedido para o “CoinShares Digital Asset ETF,” que seguirá o índice Compass Crypto Market Index.

Enquanto isso, a ProShares também submeteu solicitações para ETFs alavancados, inversos e de futuros vinculados ao XRP (XRP). Empresas de investimento como Bitwise, Canary Capital, 21Shares e WisdomTree já apresentaram propostas de ETFs spot de XRP.

A Tidal DeFi, uma gestora de ativos focada em finanças descentralizadas, enviou um pedido para seu ETF Oasis Capital Digital Asset Debt Strategy (DADS). O fundo planeja investir em instrumentos de dívida atrelados a empresas do ecossistema cripto, incluindo mineradoras, concessionárias, empresas de energia e plataformas de pagamento.

Mais cedo nesta semana, a gestora de ativos VanEck, em 15 de janeiro, enviou um pedido para o ETF “Onchain Economy” à SEC. Segundo o pedido, o fundo visa investir em uma ampla gama de empresas focadas em cripto, incluindo desenvolvedores de software, mineradoras, exchanges, construtores de infraestrutura, provedores de pagamento e outros negócios dentro do setor de criptomoedas.

Nate Geraci, presidente da The ETF Store, destacou a importância dessas solicitações.

Propostas de ETFs

Fonte: Nate Geraci

Relacionado: Gary Gensler afirma que eleição presidencial não foi sobre dinheiro cripto

Saída de Gensler se aproxima

O mandato de Gensler, iniciado em abril de 2021, incluiu processos de grande repercussão contra Coinbase e Binance, além de uma repressão contra ofertas de valores mobiliários não registradas. Seu último dia de trabalho será 20 de janeiro.

Eric Balchunas, analista sênior de ETFs, comentou sobre a enxurrada de pedidos:

“Gensler nem saiu do prédio por cinco minutos e a indústria de ETFs já apresentou uma grande onda de solicitações de cripto. Já são meia dúzia.”

Mais cedo nesta semana, a chefe de gabinete da SEC, Amanda Fischer, anunciou sua renúncia, e o comissário do IRS, Daniel Werfel, deverá deixar o cargo no dia da posse de Trump.