A ausência de ordens executivas relacionadas a criptomoedas do Presidente Donald Trump em seu primeiro dia de retorno ao cargo preocupou a comunidade de cripto. Ainda assim, muitos estão esperançosos de que ações ainda estão por vir.

Trump assinou uma série de ordens executivas em seu primeiro dia no cargo em 20 de janeiro, mas até agora, nenhuma delas abordou ativos ou políticas de criptomoedas.

O presidente, que cortejou a indústria de criptomoedas em sua campanha, não mencionou o Bitcoin (BTC) ou ativos digitais em seus discursos ou declarações, o que resultou em uma queda nos mercados de criptomoedas no dia, com o Bitcoin caindo 6% de um pico histórico de US$ 108.786 para US$ 102.000.

No entanto, alguns comentaristas e investidores da indústria não estavam excessivamente preocupados.

“Ele já expressou totalmente seu compromisso com as criptomoedas com suas ações durante todo o fim de semana”, postou o trader de futuros “Satoshi Flipper” para seus 225.000 seguidores no X, referindo-se à recém-lançada memecoin de Trump.

“Ele está totalmente envolvido, comprando centenas de milhões em altcoins, e as pessoas aqui estão paranoicas de que o pico já chegou porque Trump não disse ‘Bitcoin’ hoje”, eles adicionaram.

O cofundador da Reflexivity Research, Will Clemente, escreveu no X que os comentaristas online estavam “enlouquecendo porque Trump não fez nada com relação a cripto no primeiro dia em que foi empossado”.

“Vivemos em uma bolha. Regulações pró-cripto estão a caminho”, ele adicionou.

Enquanto isso, o advogado de cripto e membro do conselho da Blockchain Association, Jake Chervinsky, observou que os novos presidentes interinos da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), Mark Uyeda e Caroline Pham, são favoráveis às criptomoedas.

“Pela primeira vez, a SEC e a CFTC estão nas mãos de líderes que se opõem à regulamentação por fiscalização e apoiam regras claras de conduta para cripto”, ele declarou.

Bitcoin Regulation, Donald Trump

Fonte: Jake Chervinsky

O comentarista de políticas monetárias e gestão de ativos “MacroScope” disse que ninguém deveria se surpreender com a falta de menção ao Bitcoin no discurso inaugural de Trump, pois era “no mínimo, um tópico inapropriado para aquele discurso”.

“Haverá mais do que suficiente manchetes sobre isso nos próximos dias e semanas”, eles disseram.

O CEO da Circle, Jeremy Allaire, disse à Reuters no Fórum Econômico Mundial em Davos, em 20 de janeiro, que espera uma atividade renovada do Congresso sobre regulamentações de criptomoedas. “Esperamos que o trabalho do Comitê seja muito ativo, literalmente nas próximas semanas”, ele disse.

Allaire também pediu a revogação de um Boletim de Contabilidade do Pessoal da SEC, chamado SAB 121, que impede que bancos e instituições financeiras mantenham cripto ativos em seus balanços patrimoniais.

“Eu esperaria que o Presidente Trump tomasse essa ação”, ele disse.