A representante da Califórnia Maxine Waters, principal democrata no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, ecoou as preocupações de muitos usuários de criptomoedas e legisladores, acusando o presidente Donald Trump de comprometer projetos legítimos na indústria ao lançar seu próprio memecoin.
Em uma declaração feita em 20 de janeiro, a Rep. Waters afirmou que o token Official Trump (TRUMP) representava o “pior das criptomoedas” e fornecia um exemplo para que reguladores e formuladores de políticas se preocupassem com o futuro da indústria sob a nova administração presidencial. A legisladora californiana disse que os investidores seriam “deixados segurando o prejuízo quando os insiders de Trump venderem,” alegando um esquema de rug pull.
“Os termos e condições da moeda impedem os compradores de entrarem com ações coletivas, mesmo que sejam enganados,” disse a Rep. Waters, acrescentando:
“Também há uma preocupante falta de transparência em relação aos compradores dessa moeda. Por meio de seu memecoin, Trump criou uma maneira de contornar leis de segurança nacional e anticorrupção, permitindo que partes interessadas transfiram dinheiro anonimamente para ele e seu círculo íntimo.”
O token foi lançado em 17 de janeiro, no mesmo dia em que a esposa de Trump, Melania, apresentou seu próprio memecoin. Ele recebeu críticas generalizadas — até mesmo entre alguns apoiadores fervorosos — por supostamente tentar capitalizar sobre o cargo da presidência. Nas últimas 24 horas, o preço da moeda caiu mais de 40%, de US$ 67,87 para US$ 38,54 no momento da publicação.
A Rep. Waters acrescentou:
“Essas ações do presidente Trump também irão manchar ainda mais a indústria de criptomoedas, que há muito luta por legitimidade e igualdade de condições com outras instituições financeiras.”
Ações de posse não incluem criptomoedas
Embora muitos executivos representando grandes empresas de criptomoedas afirmassem que compareceriam a eventos relacionados à posse de Trump, o presidente dos EUA ainda não discutiu ativos digitais ou blockchain desde que assumiu o cargo às 12:00 (ET). A tecnologia não foi mencionada em seu discurso de posse em 20 de janeiro e — contrariando relatos anteriores — a lista de prioridades da administração não incluiu criptomoedas.
No momento da publicação, Trump ainda não havia assinado uma série de ordens executivas que prometeu antes de assumir o cargo, incluindo uma que potencialmente estabeleceria uma reserva estratégica de Bitcoin (BTC). Ele também prometeu comutar a sentença do fundador do Silk Road, Ross Ulbricht, atualmente cumprindo prisão perpétua.