O presidente eleito Trump lançou uma memecoin, apropriadamente chamada de Official Trump (TRUMP), em 17 de janeiro — recebendo elogios e críticas de advogados, com alguns argumentando que o token sinaliza uma mudança regulatória positiva nos Estados Unidos e outros alertando sobre uma violação constitucional.
Em um comunicado escrito, o advogado da Consensys, Bill Hughes, caracterizou a próxima administração Trump como uma “mudança radical”. O advogado disse ao Cointelegraph:
“Em vez de permitir que outros países ditem como esse espaço transforma a internet, o comércio e o investimento, eles querem uma estrutura regulatória que permita a criação e experimentação aqui. Eles querem crescimento e veem as cripto como uma maneira de os EUA alcançarem isso.”
Hughes acrescentou que, embora a próxima administração Trump esteja incentivando a inovação e experimentação, ele não acredita que a nova administração vá eliminar todas as regulamentações cripto.
“As mesmas preocupações com a aplicação da lei e segurança nacional que existiam na última administração vão estar presentes na administração Trump”, disse o advogado da Consensys.
CONTEÚDO
Advogado questiona legalidade do token do presidente eleito
O advogado David Lesperance disse ao Cointelegraph que o lançamento da memecoin do presidente eleito viola as estipulações na Constituição dos Estados Unidos projetadas para prevenir a influência estrangeira sobre os funcionários do governo dos EUA. Lesperance explicou:
“No passado, o lançamento de sua memecoin, TRUMP, pelo presidente eleito Trump, teria sido visto como um claro exemplo de violação da Cláusula de Emolumentos Estrangeiros — Artigo I, Seção 9, Cláusula 8 — da Constituição dos Estados Unidos.”
“Dado que TRUMP pode ser facilmente comprado por indivíduos ou governos estrangeiros, isso pareceria ser uma violação dessa cláusula”, disse o advogado.
No entanto, ainda resta ver se a futura Procuradora-Geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, tomará medidas de aplicação da lei contra Trump ou a memecoin, acrescentou Lesperance.
Memecoin de Trump inspira frenesi de negociação
A memecoin baseada em Solana foi lançada durante The Crypto Ball — um evento de gala realizado em Washington DC — no fim de semana anterior à posse de Trump em 20 de janeiro.
Os traders inicialmente estavam céticos em relação ao token, já que muitos imitadores não oficiais existem atualmente — incluindo um de Martin Shkreli, com o símbolo de ticker DJT.
No entanto, a memecoin foi posteriormente confirmada como autêntica pela família Trump — impulsionando o preço do token.
Desde o lançamento em 17 de janeiro, o token Trump disparou mais de 12.500% e atingiu uma alta de aproximadamente US$ 35 em 18 de janeiro, antes de cair cerca de 35%.
No momento em que este texto foi escrito, o TRUMP está sendo negociado a cerca de US$ 27, uma queda de 19% em relação à máxima histórica, e capturou a atenção nas redes sociais e na comunidade cripto.