À medida que membros da comunidade Ethereum pedem para que a Ethereum Foundation faça o staking de seus Ether (ETH) e ganhe juros para cobrir as despesas da organização em vez de vender seus tokens, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, afirmou que a fundação está explorando maneiras de minimizar suas preocupações com o staking.

Em 20 de janeiro, Josh Stark, que trabalha na Ethereum Foundation, explicou que a organização utiliza a mainnet da Ethereum para trocar Ether (ETH) por stablecoins e realizar pagamentos em stablecoins e ETH, tanto na mainnet quanto em blockchains de camada 2.

Fonte: Josh Stark

Ele afirmou que a organização também utiliza a mainnet para eventos como Devcon e Devconnect, permitindo pagamentos on-chain.

Em resposta, membros importantes da comunidade Ethereum discutiram a ideia de a Ethereum Foundation fazer staking de seus ETH para cobrir as despesas da organização sem fins lucrativos, em vez de vender seus ETH.

Comunidade pede que a Ethereum Foundation faça staking de ETH

Anthony Sassano, apresentador do The Daily Gwei, sugeriu que, em vez de trocar ETH por stablecoins, a Ethereum Foundation deveria considerar fazer staking de uma porcentagem de seus fundos e vender as recompensas. Sassano também mencionou que a fundação poderia usar o Aave para pegar stablecoins emprestadas com garantia em ETH.

Sassano reconheceu que isso pode ser “um pouco mais arriscado”, mas afirmou que essas duas opções são melhores do que simplesmente vender ETH para financiar o desenvolvimento.

DCinvestor apoiou a ideia. O defensor do ETH sugeriu que a fundação poderia “alocar 1.000 ETH” no protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) Aave para cobrir suas despesas.

Eric Conner, coautor da Proposta de Melhoria do Ethereum (EIP-1559), que implementou a queima deflacionária no Ethereum, criticou a postagem de Stark, afirmando que o principal uso da Ethereum Foundation é “despejar ETH”.

Fonte: Eric Conner

Conner descreveu a situação como “insana” e argumentou que a Ethereum Foundation poderia fazer staking de seus ETH e usar DeFi para cobrir a maior parte de seu orçamento interno.

Vitalik Buterin explica preocupações sobre staking para a Ethereum Foundation

Buterin respondeu à discussão explicando as reservas da fundação em relação ao staking. Ele destacou duas principais preocupações: riscos regulatórios e a possível necessidade de assumir uma posição em hard forks controversos no futuro.

Fonte: Vitalik Buterin

Buterin afirmou que, embora as preocupações regulatórias sejam menores do que antes, a segunda preocupação — que obriga a Ethereum Foundation a assumir uma posição em um potencial hard fork controverso no futuro — permanece. Ainda assim, Buterin disse que existem maneiras de minimizar essa preocupação e que a organização tem explorado essas opções.