Usuários do mercado de previsões Kalshi agora avaliam as chances de Ross Ulbricht, fundador do Silk Road, receber perdão do presidente eleito Donald Trump nos primeiros 100 dias de seu mandato em 79%.

O presidente eleito prometeu libertar Ulbricht em um discurso na Convenção Nacional do Partido Libertário em 25 de maio de 2024. Trump disse ao público:

“Se você votar em mim, no primeiro dia, comutarei a sentença de Ross Ulbricht para o tempo já cumprido. Ele já cumpriu 11 anos. Vamos levá-lo para casa.”

Trump reiterou a promessa na conferência Bitcoin de 2024 em julho. Libertar Ulbricht da prisão tem sido uma grande causa para a comunidade cripto — especialmente para os entusiastas do Bitcoin, que compartilham o ethos libertário.

Ross Ulbricht, Donald Trump

Chances de Ulbricht receber perdão do presidente Trump. Fonte: Kalshi

A prisão e o julgamento de Ross Ulbricht

Ulbricht fundou o Silk Road — um mercado da dark web para bens e serviços ilegais — em 2011 sob o pseudônimo “Dread Pirate Roberts”.

Após dois anos de investigação sobre o mercado online, autoridades dos EUA prenderam Ulbricht em outubro de 2013, encerraram o mercado e confiscaram cerca de 174.000 Bitcoins.

As autoridades também apreenderam os dispositivos eletrônicos de Ulbricht, incluindo um laptop e discos rígidos externos, que foram posteriormente usados como evidência em seu julgamento.

As autoridades dos EUA acusaram o fundador do Silk Road de facilitar a distribuição de drogas, operar uma organização criminosa, conspiração para hacking, fraude de identidade e lavagem de dinheiro.

Em fevereiro de 2014, Ulbricht compareceu a um tribunal em Manhattan e declarou-se inocente de todas as acusações. No ano seguinte, o fundador do Silk Road foi considerado culpado de todas as acusações.

Em 29 de maio de 2015, o fundador do Silk Road foi sentenciado à prisão perpétua após pedir clemência à juíza Katherine Forrest, do Distrito Sul de Nova York.

O fundador do Silk Road recentemente escreveu que confiava no presidente eleito Trump para cumprir sua promessa de comutar sua sentença de prisão perpétua.

“Após mais de 11 anos na escuridão, finalmente vejo a luz da liberdade no fim do túnel. Muito obrigado, Donald Trump,” escreveu Ulbricht em 12 de novembro de 2024.