Caroline Pham, membro da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), se torna presidente interina do regulador financeiro após uma votação entre os comissários.

Em um anúncio compartilhado com o Cointelegraph em 20 de janeiro, um representante da comissária Pham disse que ela substituirá temporariamente o ex-presidente da CFTC, Rostin Behnam, até que o presidente Donald Trump nomeie um chefe permanente para o regulador, que deverá ser confirmado pelo Senado.

Pham atua como comissária da CFTC desde abril de 2022, após ter sido indicada pelo ex-presidente dos EUA, Joe Biden.

“É uma honra liderar a CFTC como presidente interina”, disse Pham. “Estou honrada pela confiança de servir ao povo americano neste momento crucial.”

Behnam anunciou em janeiro que planejava deixar o cargo de presidente no dia da posse de Trump, mas continuará trabalhando no regulador até 7 de fevereiro. Embora qualquer novo comissário ou presidente da CFTC precise ser confirmado por maioria no Senado dos EUA após audiências, Trump tem autoridade para nomear substitutos temporários sob o Ato de Reforma de Vagas Federais.

Como comissária da CFTC, Pham pediu ao governo que abordasse a regulamentação de criptomoedas e propôs iniciativas para proteger os investidores.

Ainda não está claro quais serão os papéis da CFTC e da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) na regulamentação de criptomoedas sob o governo Trump, com muitos legisladores americanos sugerindo que planejam aprovar legislações para estabelecer um marco regulatório para o mercado.

Trump tomou posse como presidente dos EUA em 20 de janeiro, mas, notavelmente, não mencionou ativos digitais ou tecnologia blockchain em seu discurso de posse. Em um de seus últimos atos como cidadão antes de assumir o cargo, ele e sua esposa, Melania, anunciaram o lançamento de memecoins, que críticos alegam permitir que qualquer pessoa direcione dinheiro indiretamente aos cofres da primeira família.

Regulação cripto nos EUA sob Donald Trump

A nomeação de Pham é uma das muitas ações que podem impactar a indústria de criptomoedas e que Trump deve tomar em seu primeiro dia no cargo. O presidente dos EUA disse que pretende nomear o ex-comissário da SEC, Paul Atkins, para substituir Gary Gensler como presidente do regulador financeiro — Gensler deixou oficialmente o cargo em 20 de janeiro.

Em maio de 2024, Trump prometeu comutar a sentença do fundador da Silk Road, Ross Ulbricht, e há relatos de que ele planeja assinar pelo menos uma ordem executiva relacionada a cripto ou blockchain.

Espera-se que a Casa Branca anuncie quais ordens executivas Trump assinará em 20 de janeiro, mas relatos sugerem que o número será “próximo de 100”.

Acompanhe o blog ao vivo do Cointelegraph enquanto Donald Trump toma posse em 20 de janeiro.