A Tailândia está considerando permitir a listagem de fundos negociados em bolsa de Bitcoin spot (ETFs) em bolsas locais pela primeira vez, segundo a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio do país (SEC).

Em 14 de janeiro, a Secretária-Geral da SEC, Pornanong Budsaratragoon, disse que o regulador está avaliando se tanto investidores de varejo quanto institucionais poderiam negociar localmente ETFs de Bitcoin spot (BTC).

“Goste ou não, temos que avançar com a maior adoção de criptomoedas mundialmente”, disse Pornanong, segundo a Bloomberg. “Temos que nos adaptar e garantir que nossos investidores tenham mais opções em ativos cripto com proteção adequada.”

Em junho de 2024, a One Asset Management da Tailândia introduziu um fundo que investe em outros fundos, que oferece exposição a ETFs de Bitcoin spot no exterior, mas listagens diretas de ETFs de Bitcoin ainda permanecem proibidas.

A SEC da Tailândia também está considerando permitir que empresas com altas classificações de crédito emitam stablecoins lastreadas por títulos corporativos para ajudar a ampliar o acesso aos mercados de dívida.

Enquanto isso, o líder de fato do partido governista Pheu Thai, Thaksin Shinawatra, sugeriu emitir stablecoins lastreadas por títulos do governo para investidores de varejo e institucionais. Thaksin também propôs criar um sandbox de Bitcoin em Phuket para transações relacionadas ao turismo.

De acordo com o Índice de Adoção de Cripto de 2024 da Chainalysis, a Tailândia mostra uma participação notável em serviços de criptomoedas de varejo e centralizados, ocupando o 16º lugar na adoção geral. Está em 15º em valor de serviço centralizado de varejo e 19º em volume de transações de finanças descentralizadas.

A polícia cibernética da Tailândia tem como alvo a Polymarket

Enquanto isso, em 14 de janeiro, a Divisão de Supressão de Crimes Tecnológicos da Tailândia (TCSD) anunciou que planeja propor o fechamento da Polymarket, um mercado de previsões baseado em criptomoeda, segundo o portal de notícias tailandês mgronline.

O Tenente-General da Polícia, Trairong Phiwpaen, comandante da TCSD, supostamente declarou:

“Polymarket, um site global que oferece uma variedade de serviços de previsão, como política, esportes, entretenimento e economia, foi considerado como jogo de azar online ilegal na Tailândia porque o uso de criptomoeda para negociação e apostas é contra a lei”

Trairong acrescentou que o jogo com cripto complica os esforços de aplicação da lei devido ao anonimato e à natureza transfronteiriça das transações de blockchain.

A Tailândia não é o único país a agir contra a Polymarket. Singapura bloqueou o site em 12 de janeiro como parte de sua repressão a plataformas de jogo sem licença.

A Polymarket também se retirou da França em novembro de 2024 após as autoridades começarem a investigar sua conformidade com as leis locais de jogo. Taiwan foi a primeira jurisdição a proibir a plataforma, prendendo 17 pessoas por usá-la para apostar em uma eleição presidencial.

Apesar dessas restrições, a Polymarket continua ativa.

Segundo a Dune Analytics, a plataforma registrou um volume de negociação de US$ 515 milhões em 15 dias de 2025, sendo que apenas o mercado do Campeonato Super Bowl 2025 atraiu mais de US$ 1,12 bilhão em volume de negociação.