No dia 30 de janeiro, a Receita Federal em São Paulo realizará mais um leilão regional de mercadorias apreendidas ou abandonadas. Entre as mercadorias disponíveis nos lotes, há carteiras Ledger de Bitcoin, óculos de realidade virtual, notebooks, smartphones, smartwatches, tablets, videogames, switches, roteadores, componentes e periféricos de informática.

Além disso, segundo informou o regulador, também é possível encontrar entre os itens, câmeras fotográficas, fones de ouvido, microfones, caixas acústicas, mesas de som, instrumentos musicais, artigos esportivos, itens de vestuário, calçados, bolsas, óculos de sol, relógios, joias e diamantes.

Há também utensílios domésticos, ferramentas, equipamentos industriais, máquina para balanceamento e medição de excentricidade, tubos de aço carbono e veículos, incluindo automóveis de passeio, carretas, caminhões, caminhonetes, micro-ônibus e trator, além de partes e peças para veículos de corrida.

As carteiras de criptomoedas estão no lote 7, que engloba itens apreendidos ou abandonados no aeroporto de Guarulhos.

A Receita Federal informou que o leilão será realizado de forma eletrônica e é destinado a pessoas físicas e jurídicas. O período de recebimento das propostas vai das 9h do dia 23 até as 20h do dia 27 de janeiro. A sessão para lances está prevista para as 10h do dia 30 (horário oficial de Brasília)

Leilão da Receita Federal

Os lotes estarão disponíveis para visitação mediante agendamento, em dias de expediente normal, de 20 a 24 de janeiro, nas cidades de Guarulhos, Santos, São Paulo, São Bernardo do Campo, Araraquara, São José do Rio Preto e Bauru. Os endereços e horários para visitação, bem como contatos para agendamento, estão indicados no edital do leilão.

Os licitantes terão 30 dias para retirada dos lotes arrematados e a Receita Federal não se responsabiliza pelo envio das mercadorias. Bens arrematados por pessoas físicas não podem ser vendidos, assim como alguns lotes também quando adquiridos por pessoas jurídicas.

A Receita Federal alerta também que algumas pessoas estão realizando transmissões ao vivo (lives) fraudulentas que simulam leilões de mercadorias apreendidas em plataformas de compartilhamento de vídeos na Internet.

“É importante salientar que a participação nos leilões eletrônicos da Receita Federal se dá exclusivamente por meio do serviço “Sistema de Leilão Eletrônico”, acessado via Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) mediante o uso de identidades digitais da conta GOV.BR com nível de confiabilidade Prata ou Ouro. Além disso, o pagamento das mercadorias arrematadas em leilão é feito através de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros”, informou a Receita Federal.