A Eliza Labs, desenvolvedora por trás do ai16z, publicou um whitepaper delineando uma visão para agentes de inteligência artificial nativos do Web3, informou o projeto Web3 AI em 14 de janeiro.
O documento de 20 páginas detalha o kit de ferramentas de agentes de IA do ai16z, Eliza, que visa servir como uma “estrutura agente ideal que pode integrar perfeitamente aplicações Web3 às funcionalidades de agentes de IA.”
Lançado em 2024, o Eliza foi projetado para suportar agentes de IA capazes de “ler e escrever dados blockchain, interagir com contratos inteligentes e muito mais”, afirma o white paper.
Em última análise, a Eliza Labs espera dar origem a agentes de IA nativos do Web3 capazes de analisar dados autonomamente e executar negociações.
“Os investidores individuais precisam urgentemente de um sistema que os ajude a gerenciar suas carteiras e realizar operações e negociações inteligentes,” diz o white paper.
Sistemas operacionais de agentes de IA de código aberto, como o Eliza, buscam “democratizar o acesso a funcionalidades avançadas de IA, reduzindo significativamente a barreira de entrada para o público em geral.”
CONTEÚDO
Ascensão das IAs agentivas
Executivos da indústria esperam que os agentes de IA transformem o Web3 em 2025, com negociação de criptomoedas como um caso de uso inicial.
As IAs agentivas — máquinas que perseguem objetivos complexos de forma autônoma — já estão reestruturando a economia digital, construindo aplicações Web3, lançando tokens e interagindo com humanos de forma independente.
Em 2025, “espera-se que os agentes de IA assumam um papel mais proeminente dentro das comunidades descentralizadas,” disse J.D. Seraphine, CEO da desenvolvedora de IA Web3 Raiinmaker, ao Cointelegraph.
Em dezembro, o Web3 hospedava aproximadamente 10.000 agentes de IA, coletivamente ganhando milhões de dólares semanalmente com atividades on-chain, de acordo com um relatório da VanEck. Espera-se que mais de 1 milhão de agentes de IA povoem redes blockchain até o final de 2025.
Frenesi de tokens de IA
Em 2024, tokens atrelados a agentes de IA coletivamente atingiram mais de US$ 10 bilhões em capitalização de mercado, principalmente no quarto trimestre, de acordo com o CoinGecko.
O token nativo do projeto ai16z, AI16Z, teve um desempenho especialmente bom. Desde o lançamento em outubro, o AI16Z acumulou uma capitalização de mercado de quase US$ 1,4 bilhão, segundo o CoinGecko.
O ai16z se descreve como “o primeiro DAO de investimentos [organização autônoma descentralizada] liderado por agentes de IA,” segundo seu site.
O sistema operacional Eliza alimenta mais de uma dúzia de agentes de IA Web3, de acordo com o Elizaverse Observatory, um painel gerido pela comunidade.