O primeiro dia de Donald Trump de volta à Casa Branca, em 20 de janeiro, pode ser marcado por uma enxurrada de ordens executivas — algumas das quais podem impactar a indústria de criptomoedas.

O Washington Post relatou em 13 de janeiro que Trump deve assinar ordens executivas após assumir o cargo na próxima semana, abordando o desbancarização de criptoativos e a revogação de uma política contábil que exige que bancos que detêm criptomoedas registrem os ativos digitais como passivos.

“A equipe de Trump deixou muito claro que isso é uma prioridade”, disse ao Post uma pessoa envolvida nas conversas.

Executivos de cripto há muito acusam a administração de Joe Biden de usar reguladores financeiros para pressionar os bancos a cortar os serviços financeiros da indústria sob a “Operation ChokePoint 2.0”.

Enquanto isso, a indústria tem rejeitado a política de reportar criptoativos como passivos, introduzida por meio de um Boletim de Contabilidade da Equipe da SEC, chamado SAB 121, em março de 2022.

Trump discursou na conferência Bitcoin 2024 em julho, onde prometeu fazer dos EUA a “capital do cripto”. Fonte: YouTube

A Reuters também relatou em 23 de dezembro que oficiais da indústria de cripto pressionaram Trump para emitir ordens executivas relacionadas a cripto dentro dos primeiros 100 dias de mandato, com alguns esperando pelo menos uma no primeiro dia.

O Post também informou que o czar de cripto e inteligência artificial de Trump, David Sack, organizou um almoço para executivos de tecnologia e oficiais do governo em 20 de dezembro, onde disse que Trump revogaria a abrangente ordem executiva de IA de Biden de 2023, criticada por conservadores pela linguagem que dizia que a IA deve operar “de maneira que promova a equidade”.

Andreessen nos bastidores

O investidor Marc Andreessen, conhecido por apoiar empresas de tecnologia e cripto, também estaria ajudando a construir a administração de Trump nos bastidores.

O Post informou que, desde a eleição de Trump, Andreessen visitou frequentemente a base de operações do presidente eleito em seu clube Mar-a-Lago, na Flórida, recrutando e selecionando candidatos para posições na administração.

A influência de Andreessen não se limita à escolha de líderes tecnológicos do governo, mas também para funções de defesa e inteligência.

Durante sua campanha, Trump atraiu a indústria de cripto com promessas de transformar o país em uma “capital do cripto”, prometendo uma reserva estratégica de Bitcoin (BTC) e reduzindo o escrutínio regulatório da indústria.