O preço do Bitcoin (BTC) sofreu fortes oscilações em dezembro, após não conseguir se manter acima de US$ 100.000. No entanto, de acordo com a ARK Invest, os movimentos da criptomoeda não foram fora do comum.

O relatório mensal da ARK Invest, The Bitcoin Monthly, referente a dezembro, comparou a volatilidade mensal e anual realizada do BTC — uma medida de quão acentuadamente o preço de um ativo flutua ao longo de um período específico. Embora o Bitcoin tenha encerrado o quarto trimestre com um aumento na volatilidade, isso “não foi significativo no contexto histórico”, afirmou o relatório.

Em um gráfico complementar, a ARK mostrou que a volatilidade mensal do Bitcoin em dezembro foi relativamente baixa em comparação com sua volatilidade anual.

Bitcoin Price, Pantera Capital, Donald Trump

A volatilidade mensal do Bitcoin (linha verde) foi relativamente moderada em comparação com sua volatilidade anual (linha roxa) no quarto trimestre. Fonte: ARK Invest

A baixa volatilidade relativa sugere que o Bitcoin ainda não alcançou a fase de mania de seu ciclo, o que indica que há potencial para um maior impulso de alta, especialmente em um mercado de alta.

“De fato, esses dados sugerem espaço para uma expansão adicional do mercado durante 2025”, afirmou o relatório da ARK.

O relatório destacou vários outros indicadores de alta para o Bitcoin em dezembro, incluindo a dificuldade de mineração, o comportamento dos detentores e o custo base dos detentores de curto prazo

Sobre o comportamento forte dos detentores, os dados da ARK mostraram que 62% do suprimento de Bitcoin não foi movimentado em mais de um ano, mesmo com o ativo registrando ganhos de mais de 100% em 2024.

Expectativa cresce antes da posse de Trump

O preço do Bitcoin ultrapassou os US$ 100.000 em dezembro após a eleição de Donald Trump, que prometeu inaugurar uma nova era para as criptomoedas nos EUA.

Durante sua campanha presidencial, Trump se comprometeu a tornar os EUA a capital mundial do Bitcoin e das criptomoedas.

Antes de sua posse, o presidente eleito escolheu o pró-cripto Paul Atkins para liderar a Comissão de Valores Mobiliários (SEC). Poucos dias depois, ele nomeou David Sacks como seu principal assessor de criptomoedas e IA. A comunidade cripto apoiou amplamente essas decisões.

A Pantera Capital espera que a presidência de Trump legitime ainda mais o Bitcoin e as criptomoedas, impulsionando os preços para novas máximas históricas nos próximos meses. 

De acordo com um relatório do The Washington Post, espera-se que Trump assine ordens executivas específicas para criptomoedas assim que assumir o cargo em 20 de janeiro. Essas ordens executivas de “primeiro dia” devem reforçar a prioridade das criptomoedas para a próxima administração.