O Comitê Bancário do Senado dos EUA deve criar seu primeiro subcomitê de cripto, enquanto uma comissária pró-cripto é agora a principal escolha para substituir o presidente em fim de mandato da Comissão de Comércio de Futuros de Commodities (CFTC), segundo dois relatórios.

Os dois relatórios — vistos como desenvolvimentos positivos para a indústria cripto — chegam menos de duas semanas antes da posse do presidente eleito Donald Trump, marcada para 20 de janeiro.

De acordo com uma reportagem da FOX Business em 9 de janeiro, após uma reportagem da Punchbowl News em 8 de janeiro, o novo presidente do Comitê Bancário do Senado, o senador republicano Tim Scott, fez da criação do subcomitê uma prioridade e planeja replicar o modelo do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, que introduziu um subcomitê de cripto em 2023.

Dois assessores do Senado disseram à FOX que Scott indicou a senadora Cynthia Lummis para presidir o subcomitê, com uma votação sobre sua aprovação prevista para os próximos dias. Lummis, uma defensora de cripto de longa data, recentemente apoiou o impulso de Trump por uma reserva estratégica de Bitcoin (BTC).

Fonte: Eleanor Terrett

Trump fez promessas abrangentes de conter a regulamentação de cripto por meio de imposição e transformar os EUA em uma “capital cripto”. O Comitê Bancário do Senado é o principal supervisor de agências financeiras como a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e da política monetária federal.

Um memorando visto pela FOX disse que os senadores Bernie Moreno, Dave McCormick, Thom Tillis e Bill Hagerty estavam sendo considerados para o novo subcomitê de cripto. Todos eles são “fortemente favoráveis” ao cripto, de acordo com o grupo de lobby Stand With Crypto.

Não se sabe quais democratas podem se juntar ao subcomitê, mas a senadora Elizabeth Warren, uma crítica vocal do cripto, é a membro mais sênior do partido no Comitê Bancário do Senado.

Em 2024, a Câmara aprovou um projeto de lei chave de cripto conhecido como FIT21, criado pelo subcomitê de cripto da Câmara de Serviços Financeiros. Ele daria maior controle regulatório à Comissão de Comércio de Futuros de Commodities (CFTC). O projeto atualmente aguarda ação no Senado.

Mersinger cotada para liderar a CFTC

Enquanto isso, a Unchained relatou em 9 de janeiro que cinco pessoas próximas ao assunto disseram que a comissária da CFTC, Summer Mersinger, surgiu como a principal escolha para presidir a agência, já que o atual presidente da CFTC, Rostin Behnam, anunciou sua saída quando Trump assumir o cargo.

Mersinger superou o ex-comissário da CFTC e chefe de políticas da a16z, Brian Quintenz, para o cargo, pois é vista como alguém que poderia ser confirmada pelo Senado. Ela foi assistente do líder da maioria no Senado, John Thune, por 12 anos.

Como ela já é comissária, Trump poderia nomeá-la para um cargo de presidente temporário enquanto o Senado delibera sobre sua confirmação.

Mersinger fez comentários favoráveis ao cripto, dizendo em uma conferência de blockchain em novembro que estava “desconfortável” com o fato de que a CFTC estava “meio que estabelecendo algum tipo de política por meio de nossos casos de imposição.”

Trump deve assumir o cargo em 20 de janeiro, dando oficialmente aos republicanos o controle total do governo, após o partido conquistar a maioria das cadeiras no Senado e manter sua maioria na Câmara nas eleições de novembro. O novo Congresso começou em 3 de janeiro.