O Departamento de Justiça dos EUA indiciou três cidadãos russos acusados ​​de terem cometido lavagem de dinheiro devido ao envolvimento deles na operação dos mixers de criptomoedas Blender.io e Sinbad.io.

Em uma notificação datada de 10 de janeiro, autoridades dos EUA disseram que um grande júri federal no Distrito Norte da Geórgia dirigiu uma acusação contra Roman Vitalyevich Ostapenko, Alexander Evgenievich Oleynik e Anton Vyachlavovich Tarasov.

A acusação alega que os serviços de mixer de criptomoedas operados pelos três homens permitiram que criminosos lavassem fundos “roubados de vítimas de ransomware, roubos de moeda virtual e outros crimes”, de acordo com o procurador dos EUA Ryan Buchanan.

“Ao supostamente operar esses mixers, os réus tornaram mais fácil para grupos de hackers patrocinados pelo estado e outros criminosos cibernéticos lucrarem com delitos que colocavam em risco a segurança pública e a segurança nacional”, disse o procurador-geral adjunto principal Brent Wible.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA sancionou o Blender em maio de 2022, alegando que o Lazarus Group, sediado na Coreia do Norte, usou o serviço  para lavar “fundos ilícitos” do roubo de criptomoedas da plataforma do jogo play-to-earn Axie Infinity.

A empresa de análise de criptomoedas Elliptic relatou que era “altamente provável” que o Blender tentou renomear-se como Sinbad em fevereiro de 2023 — um movimento que pode ter contribuído para o OFAC adicionar o mixer à sua lista de entidades sancionadas em novembro de 2023.

Cryptocurrencies, United States, Crimes, Money Laundering

Página inicial do Sinbad em novembro de 2023. Fonte: Sinbad

“No ano passado, com a assistência de nossos parceiros internacionais, desmantelamos com sucesso o Sinbad.io”, disse o agente especial em exercício, Sean Burke, do Escritório de Campo do FBI de Atlanta. “No entanto, não descansamos com esse sucesso inicial. Mantivemos nosso foco em identificar os indivíduos responsáveis ​​pelo desenvolvimento do protocolo para garantir sua responsabilização.”

Autoridades dos EUA prenderam Ostapenko e Oleynik em dezembro de 2024, mas Tarasov continuava foragido no momento da publicação deste artigo. Todos os três enfrentam acusações de conspiração para cometer lavagem de dinheiro e operar um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado, o que pode resultar em mais de 25 anos de prisão em caso de condenação.

Criminalização contínua de mixers de criptomoedas

Muitos na indústria de criptomoedas criticaram o OFAC por sancionar alguns dos contratos inteligentes imutáveis ​​do serviço de mixer Tornado Cash em agosto de 2022. O grupo de defesa de criptomoedas Coin Center e seis indivíduos apoiados pela Coinbase entraram com ações judiciais separadas contra o Tesouro dos EUA após as sanções, alegando abuso de autoridade.

Além dos três cidadãos russos, autoridades dos EUA e globais moveram acusações criminais contra três cofundadores do Tornado Cash. O caso de lavagem de dinheiro de Roman Storm deve ir a julgamento nos EUA em abril; Roman Semenov estava na lista dos mais procurados do Departamento Federal de Investigação (FBI); e Alexey Pertsev foi condenado a mais de cinco anos de prisão na Holanda em maio de 2024.