New Hampshire e Dakota do Norte se tornaram os mais recentes estados dos EUA a apresentar projetos de lei para criação de reservas estratégicas de Bitcoin, sinalizando um impulso contínuo entre os legisladores para diversificar os tesouros estaduais com a criptomoeda.
De acordo com o CEO do Satoshi Action Fund, Dennis Porter, o projeto de lei de New Hampshire foi apresentado pelo deputado Keith Ammon, um republicano que representa o 40º Distrito.
O projeto de lei de New Hampshire não menciona explicitamente o Bitcoin (BTC), mas se refere a “ativos digitais”. Porter disse que essa é uma maneira de os deputados estaduais aprovarem a legislação sem causar atrito político.
“A intenção é usar Bitcoin, mas muitas vezes isso não é possível, dependendo do estado”, disse Porter.
No mesmo dia, um projeto de lei para criação de uma reserva estratégica de Bitcoin também foi introduzida em Dakota do Norte, defendida pelo deputado Nathan Toman, pelo deputado Josh Christy e pelo senador Jeff Barta.
O projeto de lei da Dakota do Norte “já tem 11 apoiadores”, disse Porter em uma declaração separada na plataforma de rede social X.
Em novembro, a Câmara dos Deputados da Pensilvânia apresentou seu próproio projeto de lei para criação de uma reserva de Bitcoin em nível estadual, modelada de acordo com uma proposta do Satoshi Action Fund. Na época, o deputado Mike Cabell chamou o Bitcoin de proteção contra a inflação e outras formas de instabilidade econômica.
‘Bitcoin é um ativo tradicional agora’, afirma VC – O que isso significa para o preço do BTC em 2025
Todos os olhos voltados para Trump com a proximidade da posse
Os debates sobre uma reserva estratégica de Bitcoin se intensificaram desde o inverno, quando o então candidato à presidência Donald Trump prometeu fazer dos Estados Unidos a capital mundial das criptomoedas e do Bitcoin se fosse eleito presidente. Essa promessa incluía ordenar que o Departamento do Tesouro comprasse um enorme estoque de BTC.
Depois que Trump venceu a eleição presidencial de novembro, os defensores do setor ficaram ansiosos para ver o presidente eleito cumprir sua promessa.
Alguns observadores, como o CEO da Strike, Jack Mallers, dizem que Trump poderia assinar uma ordem executiva tornando o BTC um ativo de reserva no “primeiro dia”.
No entanto, outros, como o fundador da Galaxy Digital, Mike Novogratz, acreditam que é improvável que uma reserva de Bitcoin se materialize.
Os apostadores do Polymaket dizem que há apenas 27% de chance de Trump estabelecer uma reserva de Bitcoin em seus primeiros 100 dias no cargo. Esse número chegou a 45% em novembro.