Os indicadores de mercado do Bitcoin estão passando por um “reset” enquanto os investidores enfrentam perdas semanais de 4% no preço do BTC.

Em um post no blog Quicktake em 10 de janeiro, a plataforma de análises onchain CryptoQuant relatou uma nova oportunidade para comprar na queda.

Dados onchain mostram Bitcoin sendo movido com prejuízo

O sentimento em relação ao Bitcoin (BTC) sofreu um golpe este mês, pois a volatilidade favoreceu a queda, e os touros falharam em recuperar e manter o nível de US$ 100.000.

Entre os sinais de capitulação crescente entre investidores especulativos — aqueles tradicionalmente mais sensíveis a movimentos de preços de curto prazo — está uma queda na métrica do spent output profit ratio (SOPR).

O SOPR monitora a proporção de saídas de transações não gastas (UTXOs) criadas com lucro ou prejuízo em comparação com o momento em que as moedas envolvidas se moveram pela última vez.

O resultado é um instantâneo da disposição dos investidores em gastar moedas com lucro ou prejuízo, permitindo aos analistas obter uma visão das tendências de sentimento prevalecentes.

Atualmente, o valor do SOPR para detentores de curto prazo (STHs) — entidades que mantêm uma unidade de BTC por até 155 dias — está abaixo do ponto de equilíbrio de 1.

“À medida que o BTC cai, manchetes negativas se tornam cada vez mais visíveis no YouTube e na mídia. Isso indica que o sentimento do mercado está se tornando baixista,” disse o colaborador da CryptoQuant, MAC_D.

“Isso é refletido no SOPR de curto prazo, que mostra o sentimento do mercado de investidores de curto prazo, em 0,987, indicando que investidores que mantêm há menos de 6 meses estão vendendo Bitcoin com prejuízo.”

Gráfico STH-SOPR do Bitcoin (captura de tela). Fonte: CryptoQuant

Embora aparentemente baixista, a atividade onchain que gera perdas pode ser um ponto positivo para os touros. Dados históricos mostram que a capitulação entre investidores especulativos frequentemente coincide com fundos de preço de BTC no curto prazo.

Em agosto de 2024, o STH-SOPR atingiu seus níveis mais baixos em mais de três anos, um evento que coincidiu com o primeiro de dois fundos de curto prazo em cerca de US$ 55.000 para o par BTC/USD, que permanecem em vigor.

“Ironicamente, exemplos históricos mostram que, quando investidores de curto prazo enfrentam perdas, o mercado frequentemente apresenta uma tendência de alta, tornando-se um bom momento para acumulação,” afirmou o post no blog.

Análise: Vender BTC pode ser “muito imprudente”

Como relatado pelo Cointelegraph, outros indicadores de sentimento atualmente pintam um quadro semelhante de nervosismo crescente no mercado.

Esta semana, o Crypto Fear & Greed Index voltou para o território “Neutro”, marcando seu nível mais baixo desde outubro.

Isso ainda é notavelmente mais alto do que o índice equivalente para mercados tradicionais, que atualmente mede apenas 32/100, retornando para o “Medo.”

Fear & Greed Index em 10 de janeiro (captura de tela). Fonte: Feargreedmeter.com

Ao mesmo tempo, investidores de grande volume aumentaram sua exposição ao BTC novamente após o período de férias, com a CryptoQuant mostrando que baleias de Bitcoin adicionaram 34.000 BTC nos 30 dias até 8 de janeiro.

“À medida que investidores de curto prazo enfrentam mais perdas, isso frequentemente apresenta melhores oportunidades para acumulação,” disse MAC_D.

“Se houver mais declínio a partir do preço atual, investidores inteligentes provavelmente acumularão as moedas vendidas a preços baixos por investidores de curto prazo. Portanto, vender moedas neste momento pode se revelar uma decisão muito imprudente.”

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Toda decisão de investimento e negociação envolve risco, e os leitores devem realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.