A mineradora de Bitcoin dos EUA, CleanSpark, afirmou que agora possui 10.097 Bitcoin em sua tesouraria, tornando-se a quarta mineradora de capital aberto a deter mais de 10.000 Bitcoin.

Isso marca um aumento de 236% ano a ano no tesouro denominado em Bitcoin (BTC) da CleanSpark, que o CEO Zach Bradford atribuiu em um comunicado de 9 de janeiro ao escalonamento mais eficiente e responsável da empresa.

Todo o Bitcoin da CleanSpark foi minerado nos EUA, apoiando a energia e os empregos americanos enquanto contribui para o crescimento do ecossistema global do Bitcoin, disse Bradford.

Mineração de Bitcoin, Hashrate

Fonte: CleanSpark

MARA Holdings, Riot Platforms e Hut 8 Mining também possuem mais de 10.000 Bitcoin, segundo dados do BitcoinTreasuries.NET.

O diretor financeiro da CleanSpark, Gary Vecchiarelli, afirmou que a empresa continua comprometida em usar suas reservas de Bitcoin de forma alinhada a “princípios sólidos de gestão de riscos e estratégia disciplinada de capital.”

“Ao evitar exposições desfavoráveis a contrapartes e alavancar nosso Bitcoin para reduzir nosso custo de capital, estamos posicionando a CleanSpark como uma líder em inovação financeira responsável.”

Os mineradores de Bitcoin frequentemente vendem parte de seus Bitcoins minerados para financiar novas máquinas, cobrir despesas de manutenção e pagar funcionários. Ainda assim, algumas empresas, como a MARA Holdings, adotaram políticas de tesouraria para reter todo o Bitcoin que mineram, ou o máximo possível.

A CleanSpark vendeu apenas 12,65 Bitcoin em dezembro, uma fração dos 668 Bitcoin minerados.

A empresa minerou 7.024 BTC em 2024, mantendo a maior parte após iniciar o ano com cerca de 2.300 Bitcoin em sua tesouraria.

A taxa de hash operacional da empresa aumentou para 39,1 exahashes por segundo até o final de 2024, enquanto sua eficiência de hashrate — o número de hashes que uma máquina de mineração produz por unidade de energia consumida — aumentou 33% em relação a 2023.

As ações da CleanSpark (CLSK) caíram 5,8%, para US$ 10,09 em 9 de janeiro, em meio a uma retração mais ampla do mercado, segundo dados do Google Finance.

Mineração de Bitcoin, Hashrate

Mudança no preço das ações da CLSK nos últimos cinco dias de negociação. Fonte: Google Finance

A CleanSpark foi uma das várias mineradoras públicas que não conseguiram capitalizar um rali de mercado em 2024, caindo cerca de 16%.

Os 668 Bitcoin minerados pela CleanSpark em dezembro representaram um aumento mensal de 7,4% e ficaram atrás apenas dos 890 Bitcoin da MARA Holdings, enquanto Riot Platforms e IREN mineraram mais de 500 cada, segundo dados do Farside Investors.

A Bitdeer relatou a mineração de 145 Bitcoin em dezembro, enquanto a produção mensal da Bit Digital caiu 27,8%, para 32,4 Bitcoin.

A Bit Digital atribuiu a queda a mudanças no portfólio de hospedagem da empresa, a redistribuição contínua de ativos de mineração para novos sites e a aposentadoria de mineradoras de geração mais antiga.