Os oficiais do Federal Reserve dos Estados Unidos estão inclinados a uma postura de política neutra enquanto aguardam direções mais claras de Donald Trump assim que seu mandato presidencial começar.
“Espero que os próximos meses tragam clareza sobre as políticas da nova administração e a continuidade das pressões inflacionárias de 2024,” disse a governadora do Fed, Michelle W. Bowman, em um discurso em 9 de janeiro, na Califórnia.
CONTEÚDO
Oficiais do Fed cautelosos antes da administração Trump
O discurso de Bowman, juntamente com um discurso do presidente do Federal Reserve de Kansas City, Jeff Schmid, no mesmo dia, sugeriram que cortes adicionais nas taxas podem não ser necessários devido ao forte desempenho da economia dos EUA no final de 2024 e à inflação permanecendo “acima da meta de 2%.”
“Acredito que estamos próximos do ponto em que a economia não precisa nem de restrição nem de suporte, e que a política deve ser neutra,” disse Schmid.
Bowman afirmou que o Fed deve ser “cauteloso” em qualquer mudança na taxa de política, enquanto a agência avança para um “cenário mais neutro.”
Enquanto isso, o presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Patrick Harker, afirmou em um discurso no mesmo dia que é “apropriado fazermos uma pausa agora e vermos como as coisas se desenrolam.” Harker disse:
“Não estamos falando de uma pausa longa, potencialmente, mas vamos ver como as coisas se desenrolam. Há muita incerteza.”
Bowman afirmou que ser muito agressivo ao reduzir a taxa de política carrega “o risco de estimular desnecessariamente a demanda e potencialmente reacender pressões inflacionárias.”
Schmid disse que o Fed deve esperar por mais “clareza e, em seguida, buscar entender os efeitos na atividade econômica, no mercado de trabalho e na inflação.”
Os mercados indicaram uma probabilidade de 95,2% de que as taxas de juros permaneçam inalteradas na próxima reunião do Fed em 29 de janeiro.
Ainda assim, Ryan Lee, analista-chefe da Bitget Research, recentemente disse ao Cointelegraph que a queda do Bitcoin (BTC) para US$ 92.500 em 8 de janeiro foi causada por “dados econômicos fortes dos EUA apontando para possíveis aumentos nas taxas de juros.”
“Esse desenvolvimento torna as criptomoedas menos atraentes como investimentos, enquanto os sinais de política monetária mais rígida do Federal Reserve intensificam ainda mais as correções de mercado,” disse Lee.
Menos cortes nas taxas previstos do que o setor cripto esperava
Em 18 de dezembro, o Fed anunciou um corte de 0,25% na taxa. Bowman disse que apoiou a ação política de dezembro porque ela “representou o passo final do Comitê na fase de recalibração da política.”
Isso seguiu cortes de 0,50% em setembro e 0,25% em novembro.
Ainda que os participantes do mercado cripto tenham antecipado a decisão em dezembro, a indicação de Powell de que apenas mais dois cortes nas taxas ocorreriam em 2025 levantou preocupações no mercado.
O comitê do Fed também elevou sua previsão de inflação para 2025 de 2,1% para 2,5%.
Este artigo é apenas para fins informativos gerais e não deve ser considerado como aconselhamento legal ou de investimento. As opiniões aqui expressas são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.