Ethan Peck, acionista da Meta, apresentou uma proposta para que a empresa de mídia social convertesse uma parte de seus US$ 72 bilhões em caixa e equivalentes de caixa de curto prazo em Bitcoin (BTC) como uma proteção contra a desvalorização da moeda.

Peck escreveu que a Meta está tendo um prejuízo de 28% ao longo do tempo mantendo seus ativos em dinheiro devido à inflação e citou que o Bitcoin superou os retornos dos títulos em 1.262% nos últimos cinco anos como justificativa para a adoção do ativo. Peck também escreveu na proposta:

“Mark Zuckerberg batizou suas cabras de ‘Bitcoin’ e ‘Max’. O diretor da Meta, Marc Andreessen, elogiou o Bitcoin e também é diretor da Coinbase. Será que os acionistas da Meta não merecem o mesmo tipo de alocação responsável de ativos para a empresa que os diretores e executivos da Meta provavelmente implementam para si mesmos?”

Peck é funcionário do National Center for Public Policy Research (Centro Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas) – um centro de estudos com sede em Washington DC que promove políticas de livre mercado. A instituição apresentou propostas de adoção de Bitcoin aos conselhos da Microsoft e da Amazon em 2024. No entanto, Peck apresentou a proposta da Meta por meio de sua participação acionária.

Meta, Bitcoin Adoption

Proposta de adção de Bitcoin encaminhada à Meta. Fonte: Tim Kotzman

Grandes empresas de tecnologia hesitam em adotar o Bitcoin como um ativo de tesouraria?

Os acionistas da Microsoft votaram contra a proposta apresentada pela organização sediada em Washington em uma reunião no dia 10 de dezembro. A proposta recomendava que a Microsoft alocasse pelo menos 1% de seus ativos totais de US$ 484 bilhões em Bitcoin.

Em 9 de dezembro de 2024, o Centro Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas propôs a mesma estratégia de diversificação de tesouraria corporativa de Bitcoin aos acionistas da Amazon, a ser debatida na reunião de acionistas de abril de 2025.

Na proposta, a organização argumentou que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) é um indicador ineficaz da inflação e sugeriu que a verdadeira taxa de inflação é o dobro do CPI.

Nick Cowan, CEO da empresa de fintech Valereum, disse ao Cointelegraph que as grandes empresas do setor de tecnologia hesitam em adotar o Bitcoin devido ao seu tamanho e posição de liderança da indústria em um setor altamente lucrativo.

Cowan acrescentou que a alta volatilidade do Bitcoin e a falta de oportunidades nativas de rendimento também impedem que as empresas de tecnologia aloquem 5% ou mais de seus ativos em BTC.