A Tailândia planeja testar pagamentos com criptomoedas em Phuket, um de seus destinos turísticos mais populares, como parte de um programa piloto que oferece aos visitantes estrangeiros uma opção alternativa de pagamento.
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Pichai Chunhavajira, anunciou a nova iniciativa em 8 de janeiro durante um seminário organizado pela Associação de Marketing da Tailândia, segundo o Nation Thailand.
Pichai afirmou que o piloto será conduzido dentro dos marcos legais existentes, sem necessidade de alterações nas leis atuais para implementar o programa.
O programa, que visa integrar moedas digitais em transações cotidianas, permitirá que turistas registrem Bitcoin (BTC) por meio de uma exchange tailandesa e verifiquem suas identidades antes de realizar compras.
CONTEÚDO
Garantias do governo
De acordo com Pichai, a iniciativa operará dentro do quadro legal existente da Tailândia e não incluirá “nada que seja ilegal”.
O vice-primeiro-ministro destacou que o programa busca tornar as transações digitais mais acessíveis em “cidades voltadas para o turismo” e permanecer competitivo para evitar perder oportunidades de negócios.
Turistas estrangeiros precisarão verificar suas identidades antes de usar criptomoedas para pagar por bens e serviços. Uma câmara de compensação converterá as transações em BTC para baht tailandês.
Para ilustrar a utilidade do programa, Pichai citou o exemplo de refugiados da guerra Rússia-Ucrânia, que poderiam usar BTC para comprar propriedades na Tailândia em vez de enfrentar dificuldades para obter baht tailandês.
Ex-primeiro-ministro impulsiona o debate sobre cripto
Em dezembro de 2024, o ex-primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, deu uma palestra na qual pediu ao governo tailandês estudar criptomoedas e promover experimentos em ambientes controlados (sandbox).
Shinawatra afirmou que a Tailândia deve começar a estudar ativos digitais para se manter à frente da curva de digitalização global, mas sem começar a adquirir criptomoedas.
Ele também destacou os potenciais desafios apresentados pelo novo governo de Donald Trump nos Estados Unidos, incluindo possíveis tarifas comerciais e a sugestão de Trump de usar BTC para pagar a dívida dos EUA.
Binance Tailândia observa mudança no mercado de cripto
Enquanto isso, Nirun Fuwattananukul, CEO da Binance Tailândia, escreveu um artigo de opinião em outubro de 2024 discutindo as movimentações regulatórias pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) do país.
O CEO observou que as novas regulamentações propostas pela SEC da Tailândia, visando expandir o escopo de fundos para investir em ativos digitais, são um impulso para legitimar e adotar ativos digitais, como criptomoedas.
Fuwattananukul afirmou que a intenção da medida vai além de simplesmente legitimar o BTC; trata-se de criar um “ecossistema maduro onde as finanças tradicionais e os ativos digitais coexistam”.