A Multicoin Capital espera que 2025 seja um “ano crucial” para o Web3, com a inteligência artificial prosperando e a tokenização desencadeando uma “onda de institucionalização,” segundo um relatório da empresa de capital de risco publicado em 7 de janeiro.
O relatório, intitulado “Ideias Fronteiriças para 2025,” prevê o surgimento de “empresas sem funcionários” controladas por IA e um ritmo “vertiginoso” de adoção institucional, enquanto os tokens de segurança finalmente “decolam de forma significativa.”
Enquanto isso, investidores recorrerão a agentes de IA “caçadores de alfa” para navegar no crescimento de novos tokens e produtos financeiros nativos de criptomoedas, de acordo com o relatório.
CONTEÚDO
Adoção institucional
Os analistas esperam que 2025 seja um dos melhores anos da história das criptomoedas, impulsionado pela vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro nos EUA e por uma enxurrada de investimentos institucionais em fundos negociados em bolsa de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH).
“Com uma administração pró-cripto assumindo o poder nos EUA e o sucesso recorde dos ETFs de BTC, estamos prestes a ver cinco anos de complacência institucional sendo substituídos por uma corrida para apoiar as criptomoedas o mais rápido possível,” disse a Multicoin.
Em novembro, os ETFs de BTC nos EUA ultrapassaram US$ 100 bilhões em ativos líquidos pela primeira vez, segundo dados da Bloomberg Intelligence.
A Multicoin prevê que o crédito privado tokenizado e o capital inicial de startups prosperarão inicialmente, com tokens de ações públicas ganhando força mais tarde. Enquanto isso, praticamente todas as instituições financeiras incumbentes “correrão para oferecer produtos financeiros básicos relacionados a cripto.”
“As blockchains garantem que todos os participantes tenham acesso a um registro em tempo real e imutável de transações. Este nível de transparência e segurança contrasta fortemente com os bancos de dados centralizados opacos e, às vezes, arriscados das finanças tradicionais,” afirmou a Multicoin.
IAs Agênticas
Em 2025, as IAs agênticas — máquinas que buscam metas complexas de forma autônoma — começaram a transformar a economia digital, construindo aplicativos Web3, lançando tokens e interagindo autonomamente com humanos.
Agora, com o surgimento de “modelos mais avançados de raciocínio em cadeia, os modelos de IA estão chegando ao ponto em que podem pensar, planejar, executar e se corrigir ao longo do caminho,” disse a Multicoin.
“Isso fornece a base para agentes de IA realizarem todas as tarefas em uma empresa.”
A Multicoin espera que “a próxima iteração de agentes de IA sejam Caçadores de Alfa — isto é, aqueles cujo único trabalho é caçar alfa e negociá-lo autonomamente em tempo real.”
Eventualmente, a Multicoin prevê que “os mercados de capitais cripto financiarão tentativas ambiciosas de Empresas Sem Funcionários,” o que pode levar a “avanços incríveis em todas as operações de negócios.”