O presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), Rostin Behnam, deve deixar o cargo em menos de duas semanas e tem uma mensagem para reguladores e legisladores que buscam abordar preocupações sobre ativos digitais.

Em declarações preparadas para uma conversa no Brookings Institution em 8 de janeiro, Behnam afirmou que a expansão da indústria cripto para instituições financeiras tradicionais “sem proteções regulatórias abrangentes” pode apresentar desafios para seus sucessores na CFTC.

Behnam acrescentou que planeja “advogar pela CFTC” para abordar essa lacuna regulatória após deixar a comissão em fevereiro.

“[…] a era das criptomoedas destacou a necessidade de nosso conjunto de regras abordar o curso atual da indústria de derivativos”, disse Behnam. “À medida que mais entidades buscam se afastar dos modelos tradicionais e familiares, que evoluíram ao longo de décadas e resistiram a inúmeros choques, em direção a estruturas que combinam atividades únicas em torno de produtos cada vez mais inovadores, novas questões surgem.”

Criptomoedas, Governo, CFTC, Estados Unidos

Últimos comentários do presidente da CFTC em 8 de janeiro. Fonte: Rostin Behnam

Behnam, que atuou como presidente da CFTC desde 2022, anunciou em 7 de janeiro que planeja deixar o cargo em 20 de janeiro — dia da posse do presidente eleito Donald Trump — e sair da comissão em 7 de fevereiro. Até o momento da publicação, ainda não está claro quem será o substituto de Behnam indicado por Trump.

Outro regulador financeiro está saindo com a entrada de Trump

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, que também anunciou sua saída em 20 de janeiro, comentou sobre sua posição em relação às criptomoedas à Bloomberg em uma de suas últimas entrevistas antes de deixar a agência. Gensler disse que o setor estava “cheio de maus atores”, acrescentando que os reguladores ainda precisavam supervisionar a indústria.

“Nunca vi um campo tão envolvido com sentimento e tão pouco com fundamentos”, disse Gensler, acrescentando:

“É um setor construído em torno da não conformidade, e estou orgulhoso do que fizemos […] Acho que ainda há trabalho a ser feito.”

Trump disse que pretende nomear o ex-comissário da SEC Paul Atkins para substituir Gensler. Demitir o presidente da SEC “no primeiro dia” foi uma das promessas do candidato republicano à indústria cripto durante sua campanha presidencial.

A SEC tem vários casos de execução em andamento contra empresas de criptomoedas, incluindo a Coinbase. Em 7 de janeiro, um juiz determinou que a exchange de criptomoedas tinha o direito de apelar de uma decisão sobre se determinados ativos cripto qualificavam-se como contratos de investimento sob a jurisdição da SEC.