Espera-se que países comecem a adicionar Bitcoin em reservas estratégicas nacionais em 2025, impulsionando um crescimento significativo no mercado de criptomoedas, disse a Fidelity Digital Assets em seu mais recente relatório de pesquisa.

“Antecipamos que mais nações, bancos centrais, fundos soberanos e tesouros governamentais buscarão estabelecer posições estratégicas em Bitcoin,” disse o analista de pesquisa da Fidelity Digital Assets, Matt Hogan, no relatório da empresa de 7 de janeiro, intitulado “2025 Look Ahead.”

Hogan acrescentou que essas entidades podem tomar nota do modelo empregado por Butão e El Salvador “e dos retornos substanciais que conseguiram obter em um período relativamente curto.”

Ele destacou que não fazer nenhuma alocação em Bitcoin (BTC) pode se tornar mais arriscado para as nações do que fazê-lo, devido a desafios como inflação debilitante, desvalorização monetária e déficits fiscais crescentes.

Se os EUA seguirem com seus planos de reserva estratégica de Bitcoin, “é provável que nações comecem a acumular em segredo,” disse Hogan. “Nenhuma nação tem incentivo para anunciar esses planos, já que isso poderia influenciar mais compradores e elevar o preço.”

El Salvador, ETF de Bitcoin, Tokenização de RWA

Principais países que possuem Bitcoin. Fonte: FDA

Hogan também previu que produtos estruturados e gerenciados de ativos digitais “se tornarão mainstream” em 2025, acrescentando que era “difícil exagerar o sucesso” dos fundos de índice de Bitcoin e Ether (ETH) negociados em bolsa.

“Com o sucesso inicial desses produtos, não seria irracional esperar que 2025 traga mais produtos passivos estruturados e ativamente gerenciados para o mundo do TradFi.”

Hogan também previu que a tokenização será o “aplicativo matador” de 2025, com o valor onchain dobrando de US$ 14 bilhões para US$ 30 bilhões até o final do ano.

“A tokenização é frequentemente vista como um chavão no mundo da tecnologia blockchain, mas seu potencial em serviços financeiros e além está apenas começando a ser realizado,” disse ele.

Os pesquisadores da Fidelity disseram que os investidores devem “se preparar para a aceleração” com “aumento da adoção, desenvolvimento, interesse e demanda por ativos digitais.”

Acrescentaram que “os investidores ainda não estão atrasados para se juntar ao movimento dos ativos digitais” e acreditam que “podemos estar entrando na alvorada de uma nova era para os ativos digitais, uma que pode se estender por vários anos — senão décadas.”