A Binance realizou uma pesquisa global de usuários, na qual 27.230 respondentes compartilharam suas percepções sobre o estado atual do mercado cripto e suas expectativas para 2025. A pesquisa abrangeu pessoas da Ásia, Austrália, Europa, África e América Latina e destacou expectativas de maior regulamentação, protagonismo dos tokens de inteligências artificiais e ascensão dos memecoins.

Segundo revelou a exchange, uma parte significativa dos participantes espera ver maior maturidade e relevância no mundo real para o setor cripto no próximo ano.

Cerca de 19% espera maior regulamentação no mercado cripto nos próximos 12 meses, enquanto 16% antecipam maior participação de instituições financeiras tradicionais e investidores institucionais no setor. Além disso, 16,5% preveem uma implementação mais ampla da tecnologia blockchain em aplicações do mundo real.

Entre os sub-setores emergentes, nossos usuários esperam que os tokens de IA liderem o mercado em 2025.  Ao todo, 24% dos participantes da pesquisa acreditam que esses tokens impulsionarão o crescimento do mercado e vão se tornar a categoria de ativos digitais com maior potencial percebido de valorização.

Tokens de IA (Inteligência Artificial) são unidades digitais que podem representar algum tipo de valor ou utilidade dentro de um ecossistema relacionado à inteligência artificial. São programas avançados que unem o poder de aprendizado da IA Generativa com a tecnologia blockchain.

Eles operam de maneira autônoma, realizando tarefas como negociação de ativos, criação de conteúdo, análise de dados ou execução de atividades complexas em ambientes descentralizados. O grande diferencial desses agentes é que suas ações, interações e resultados podem ser monitorados, auditados e transformados em ativos monetizáveis por meio da tokenização.

Febre das memecoins

Dentre os tokens mais populares entre os usuários, as memecoins lideram com 16% dos respondentes. O bitcoin é o segundo ativo mais mantido, com 14,5%, seguido de perto pelo BNB, que representa 14%.

Curiosamente, para os participantes da pesquisa, as participações em BNB superam o ETH, que representa 11% das participações totais. Outros tokens de Layer-1 líderes representam coletivamente 10%.

Os resultados da pesquisa sugerem que as memecoins não são apenas populares em termos de participações atuais, mas também são a classe de ativos digitais que os usuários estão mais entusiasmados em relação ao futuro.

Apesar do otimismo do público, o relatório da Binance Research, “Entendendo a ascensão das memecoins” atentou para a volatilidade das moedas. Segundo o documento, embora algumas memecoins tenham demonstrado longevidade, 97% enfrentaram quedas significativas no volume de negociação, o que reflete grande volatilidade.

O documento também apontou o sucesso das memecoins em construir comunidades fortes e destaca práticas valiosas para projetos tecnológicos, como lançamentos justos e engajamento inclusivo, o que mostra a capacidade da blockchain de unir um público global.

A pesquisa da Binance também destaca a entrada de novos adotantes no espaço cripto. Quase metade (45%) dos respondentes ingressou no mercado em 2024, com 24,5% tendo entrado nos últimos seis meses.

Embora muitos novos usuários ainda estejam na fase de adaptação, 42% dos respondentes são ativos no mercado cripto por um tempo entre 1 a 5 anos, o que demonstra uma mistura equilibrada de níveis de experiência na comunidade Binance.

Uma parcela significativa, 44%, dos respondentes alocou menos de 10% de sua riqueza total em criptoativos, enquanto 24% possuem entre 10% e 25% em cripto. A atividade de negociação permanece forte, com 31% dos respondentes relatando negociações diárias e 23% negociando semanalmente.

Dentre as motivações para entrar no mercado cripto, o potencial de valorização rápida dos ativos digitais emergiu como o principal motivador para os usuários, com 22,4% dos respondentes citando-o como sua principal razão para explorar o mercado de blockchain.

A descentralização e a independência financeira também foram fatores significativos, influenciando 19% dos participantes. Enquanto isso, 17% dos respondentes destacaram a rapidez e a facilidade das transações como fator-chave na decisão de entrar no mercado.

Além disso, a pesquisa revelou que o trading Spot na Binance é o produto mais amplamente utilizado entre os participantes. Dos 27.000 respondentes, 26% identificaram o Binance Spot como seu produto preferido. Logo atrás está o Binance Earn, com 25% dos usuários utilizando ativamente seus recursos para aumentar suas participações em cripto.

O Binance Convert ocupa a terceira posição, com 17% dos respondentes escolhendo-o como sua ferramenta preferida para conversões simples de cripto.