Os desenvolvedores da Solana propuseram um novo sistema de hashing que mudará a forma como a rede Solana verifica e rastreia contas de usuários, visando resolver problemas de escalabilidade decorrentes do uso em massa.
Em uma proposta intitulada SIMD-215, publicada em 6 de janeiro, os desenvolvedores apresentaram uma “função de hashing homomórfica baseada em redes” que altera a forma como a blockchain rastreia as contas de usuários.
“O objetivo principal é escalar a Solana para bilhões de contas e calcular um ‘hash de todas as contas’ de forma prática em termos de tempo e espaço”, afirma a proposta.
Atualmente, a rede Solana precisa recalcular regularmente o “estado” de todas as contas, o que significa que, à medida que o número de usuários aumenta, o processo se torna mais oneroso.
Anatoly Yakovenko, cofundador da Solana Labs, discutiu esse problema — chamado de “problema de crescimento de estado” — em um post no X em 11 de maio do ano passado.
“O problema se resume a isso: a criação de uma nova conta realmente precisa criar novas contas. Isso significa que uma nova conta precisa provar que é nova de alguma forma”, escreveu Yakovenko.
“Isso é trivial de fazer se o runtime tiver um índice global completo de todas as contas. Mas esse tipo de comprovação de que a conta é nova é caro, já que cada nó precisa ter um índice completo de todas as contas no runtime.”
De acordo com a proposta, a atualização Accounts Lattice Hash eliminaria a necessidade de recalcular todos os estados introduzindo uma verificação instantânea.
Além disso, o elemento de “hashing homomórfico” da proposta permitiria que a rede Solana atualizasse sua verificação de estado processando apenas contas alteradas.
Em um post de 7 de janeiro no X, a firma de pesquisa em criptomoedas Republik Labs descreveu o resultado pretendido da proposta de maneira simples.
“Pense nisso como limpar uma casa. Em vez de esfregar todos os cômodos todos os dias, você só organiza os espaços que ficaram bagunçados. Isso economiza tempo e esforço, mantendo tudo em ordem”, escreveu a Republik Labs.
Se a proposta for implementada, poderá melhorar significativamente a velocidade e a eficiência da rede Solana.
Atualmente, a Solana ocupa o centro das atenções em DeFi e atividades on-chain no espaço cripto, gerando 43% mais volume do que a rede Ethereum em suas várias exchanges descentralizadas (DEXs) no último mês.
A rede Solana registrou mais de US$ 113 bilhões em volume de negociação em suas DEXs. Em comparação, a rede principal do Ethereum viu US$ 78,9 bilhões, de acordo com dados do DefiLlama, destacando o crescimento contínuo da Solana em relação aos seus principais concorrentes.