O mercado de criptomoedas está agora “nas etapas finais do atual ciclo de alta” e “é recomendada cautela” para os investidores, de acordo com o provedor de análise de dados CryptoQuant.
O mercado de alta, que começou em janeiro de 2023, provavelmente atingirá seu pico cíclico no primeiro trimestre de 2025, ou no máximo no segundo trimestre, afirmou Crypto Dan, colaborador do CryptoQuant, em uma publicação de 6 de janeiro.
“Com um influxo substancial de novos investimentos, bem como fundos adicionais de investidores existentes, é razoável esperar que o mercado esteja agora nos estágios finais deste ciclo”, dizia a publicação.
No quarto trimestre de 2024, o percentual de Bitcoin (BTC) negociado há menos de um mês subiu para 36%, um padrão que se assemelha a topos anteriores do mercado de cripto, de acordo com a publicação.
Essa proporção provavelmente continuará aumentando, podendo crescer de duas a quatro vezes antes de corrigir no início de um ciclo de baixa, informou a CryptoQuant.
“Portanto, as expectativas de ganhos substanciais tanto para Bitcoin quanto para altcoins ainda devem ser mantidas”, dizia a publicação.
“No entanto, de um ponto de vista conservador e com a gestão de risco em mente, é recomendada cautela.”
Opiniões contrastantes
A visão cautelosa da CryptoQuant contrasta com a de maioria dos analistas, que esperam que o mercado de alta continue até o final de 2025, com uma possível correção no quarto trimestre.
Analistas da Steno Research preveem que 2025 será o melhor ano de todos para as criptomoedas, com o BTC e o Ether (ETH) ultrapassando máximas históricas, entre outros possíveis “notáveis desenvolvimentos positivos”.
A gestora de ativos VanEck espera que o mercado de alta das criptomoedas atinja um “pico de médio prazo” no primeiro trimestre de 2025 antes de disparar para novas máximas históricas até o final do ano.
“No ápice do ciclo, projetamos o Bitcoin (BTC) sendo avaliado em cerca de US$ 180.000, com o Ethereum negociado acima de US$ 6.000”, disse a VanEck em uma postagem de blog de dezembro escrita por Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais.
De forma semelhante, traders nos mercados de apostas Polymarket e Kalshi esperam que o BTC e o ETH atinjam máximas recordes em 2025. Eles também preveem que os Estados Unidos aprovem vários novos tipos de fundos negociados em bolsa de criptomoedas (ETFs) e estabeleçam uma reserva estratégica de Bitcoin.