A exchange de criptomoedas indiana CoinSwitch busca adquirir clientes da concorrente WazirX, que foi hackeada, oferecendo um fundo de recuperação para as vítimas do ataque à WazirX.

A CoinSwitch usou o X em 7 de janeiro para anunciar oficialmente o lançamento de um fundo de recuperação para o ataque à WazirX de 600 crores de rúpias indianas (US$ 69,9 milhões).

“CoinSwitch Cares”, o fundo de recuperação da empresa, visa ajudar os usuários da WazirX que perderam dinheiro devido a um suposto ataque cibernético em julho de 2024.

Como parte do programa, a CoinSwitch distribuirá os fundos aos usuários afetados dentro de dois anos, com o objetivo de impulsionar o ecossistema de cripto na Índia.

São necessárias declarações de perdas da WazirX

De acordo com dados oficiais do CoinSwitch Cares, qualquer usuário afetado pela suposta violação de segurança da WazirX pode reivindicar fundos por meio do programa.

“A elegibilidade exige que os usuários forneçam prova de suas perdas na forma de declarações de perdas da WazirX”, disse a CoinSwitch em sua seção de Perguntas Frequentes.

“Você deve fornecer suas declarações de perdas da WazirX e quaisquer outras provas que a CoinSwitch possa, a seu critério, exigir de tempos em tempos para verificar sua reivindicação de ter sofrido uma perda”, adicionou a seção de ‘Perguntas Frequentes’.

India, Hacks, WazirX, Companies

Processo de recuperação da CoinSwitch Cares. Fonte: CoinSwitch

Dentro do programa, a CoinSwitch oferecerá três tipos de recompensas: bônus de inscrição, compartilhamento de receitas e bônus por indicação.

Embora os usuários possam vender suas criptomoedas e sacar em rúpias, retiradas diretas de criptomoedas atualmente não são suportadas, observou a CoinSwitch.

CoinSwitch financiará o programa com suas reservas de caixa

De acordo com um relatório da agência de notícias local Business Standard, a CoinSwitch financiará o programa de recuperação de dois anos usando seus saldos de caixa.

“Temos cerca de cinco anos de autonomia financeira de onde estamos. A atual corrida de alta apenas nos ajudou a trazer ainda mais valor para o ecossistema. Estamos financiando este programa diretamente do nosso bolso”, disse Ashish Singhal, cofundador da CoinSwitch.

India, Hacks, WazirX, Companies

Um trecho do anúncio do CoinSwitch Care no X. Fonte: CoinSwitch

Para calcular as perdas dos usuários e distribuir fundos, a CoinSwitch planeja analisar os usuários afetados da WazirX usando seus extratos de saldo.

“Uma vez que a WazirX abrir retiradas de cripto, será fácil rastrear as reivindicações dos usuários que trazem para nossa plataforma. Saberemos os ativos sob gestão e calcularemos recompensas sobre isso”, disse Singhal.

CoinSwitch visa quatro milhões de usuários da WazirX

Fundada em 2017, a CoinSwitch é uma das maiores exchanges de criptomoedas da Índia, com 20 milhões de usuários registrados.

A empresa é conhecida por garantir centenas de milhões de dólares em financiamento de grandes investidores da indústria, incluindo Andreessen Horowitz, Tiger Global, Coinbase Ventures, Peak XV Partners (anteriormente Sequoia Capital India) e outros.

O programa de suporte da CoinSwitch visa atingir cerca de quatro milhões de usuários da plataforma WazirX.

A notícia vem alguns meses após a WazirX suspender retiradas após enfrentar um suposto ataque de US$ 235 milhões em julho de 2024.

A violação gerou alguma controvérsia na comunidade cripto, com o provedor de custódia da WazirX, Liminal, culpando a exchange por supostamente usar dispositivos comprometidos.