A Coinbase está considerando disponibilizar ações tokenizadas de suas ações para usuários americanos da sua blockchain, a Base, segundo declarou o desenvolvedor da Base, Jesse Pollak, em uma publicação na plataforma X. 

Ações tokenizadas de COIN já estão disponíveis para usuários de fora dos EUA por meio de protocolos como o Backed, uma plataforma de ativos reais tokenizados (RWA), disse Pollak em uma publicação no X de 3 de janeiro.

COIN na Base é “algo que estamos analisando no ano novo”, disse Pollack, acrescentando que, eventualmente, “todos os ativos do mundo estarão na Base”.

Pollak disse que a Coinbase não tem “nenhum plano concreto no momento” e está em “uma fase exploratória” enquanto a bolsa trabalha para entender como navegar nas regulamentações dos EUA.

“Precisamos de clareza regulatória e melhorias que abracem o onchain como uma plataforma aberta para desbloquear isso para todos”, acrescentou Pollack. 

Fonte: Jesse Pollack

Relacionado: A tokenização pode transformar os mercados dos EUA se Trump abrir caminho

Mercado em expansão

Coletivamente, os RWAs tokenizados — incluindo títulos tokenizados — representam uma oportunidade de mercado de US$ 30 trilhões globalmente, disse Colin Butler, chefe global de capital institucional da Polygon, ao Cointelegraph em uma entrevista em agosto .

Em novembro, ações de criptomoedas dos EUA, como a COIN, tiveram ganhos enormes após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial, já que muitos dizem que sua vitória beneficiará o setor, disse a Cointelegraph Research .

Em 11 de novembro, a COIN subiu mais de 20% , elevando a ação para além de US$ 300 pela primeira vez desde 2021.

“Vemos a Coinbase como beneficiária dos resultados das eleições, já que a empresa tem lutado contra a pressão regulatória da SEC, com a empresa lutando ativamente contra a agência no tribunal”, disse Michale Miller, pesquisador de ações da Morningstar, em uma nota de pesquisa de novembro.

“Com a expectativa de que o novo governo de Donald Trump seja mais favorável ao setor de criptomoedas, o negócio de staking da empresa enfrentará menos pressão regulatória”, disse Miller.

Clareza regulatória necessária

Analistas dizem que regras mais claras nos EUA são cruciais para a adoção de criptomoedas, especialmente para títulos tokenizados, como COIN.

Sob o comando do presidente Joe Biden, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA moveu mais de 100 ações de execução contra empresas de criptomoedas por supostas violações das leis de valores mobiliários.

“Os EUA pelo menos começaram a tentar se afastar da regulamentação por imposição em direção a uma estrutura mais ampla aprovada pelo Congresso”, disse o banco de investimentos Citi em uma nota de pesquisa de dezembro compartilhada com o Cointelegraph. 

No entanto, a legislação nos Estados Unidos está “atrasada em relação a outras jurisdições importantes”, disse o Citi.

Revista: Como as leis de criptomoedas estão mudando em todo o mundo em 2025