O CEO da empresa de mineração de Bitcoin MARA Holdings, Fred Thiel, recomendou uma estratégia de investir e esquecer para investidores de varejo, citando o forte desempenho do preço do Bitcoin no longo prazo.

Em uma entrevista em 2 de janeiro para o FOX Business, Thiel observou que o preço do Bitcoin (BTC) caiu apenas três vezes nos últimos 14 anos.

“Minha recomendação, para meus filhos, por exemplo, é que eles guardem um pouco todo mês em Bitcoin e se esqueçam dele.”

“Com o tempo, de dois, três, quatro anos, cresce, e é isso que as pessoas fazem”, disse Thiel, acrescentando que o Bitcoin sobe, em média, entre 29% e 50% na maioria dos anos.

Mining, Retail, Investments

Fred Thiel falando em uma entrevista para o FOX Business em 2 de janeiro. Fonte: FOX Business

O Bitcoin, no entanto, ainda é considerado um ativo relativamente arriscado, com muito mais volatilidade do que a maioria dos ativos tradicionais (TradFi). Como resultado, a estratégia de investir e esquecer de Thiel pode ser mais desafiadora para alguns investidores.

Thiel destacou vários catalisadores que poderiam impulsionar o preço do Bitcoin para cima em 2025, incluindo o potencial para uma reserva de Bitcoin nos Estados Unidos, maior adoção institucional por meio de fundos negociados em bolsa de Bitcoin spot e um ambiente regulatório mais amigável sob a próxima administração de Trump.

Os comentários de Thiel seguiram uma pesquisa no X do entusiasta do Bitcoin e presidente executivo da MicroStrategy, Michael Saylor, que descobriu que 77,7% dos 65.164 participantes planejam aumentar suas participações em Bitcoin em 2025.

Os resultados não foram surpreendentes, dado que muitos dos 3,9 milhões de seguidores de Saylor no X são defensores do Bitcoin.

Mining, Retail, Investments

Fonte: Michael Saylor

A MARA de Thiel também planeja manter o Bitcoin a longo prazo.

Em julho, a MARA adotou uma nova política de tesouraria para reter todo o Bitcoin que minera e adotar uma variedade de instrumentos de mercado de capitais para fortalecer suas reservas de Bitcoin, de forma similar ao plano de Bitcoin da MicroStrategy.

Atualmente, a empresa possui a segunda maior quantidade de Bitcoin entre as empresas de capital aberto, com 44.394 Bitcoin — no valor de US$ 4,3 bilhões com os preços atuais — ficando atrás apenas da pilha de 446.400 Bitcoin da MicroStrategy, conforme dados do BitcoinTreasuries.NET.

Os 44.394 Bitcoin com os quais a MARA encerrou 2024 representaram um aumento de 192,5% em relação aos 15.174 Bitcoin com os quais iniciou o ano passado.

O valor das reservas de Bitcoin da MARA também aumentou com a valorização do Bitcoin, que subiu quase 120% ao longo do ano.