Os tokens de agentes de IA seguirão superando as memecoins em 2025, mas seu impulso pode diminuir até 2026, segundo um capitalista de risco.

“As memecoins continuarão perdendo participação de mercado para as moedas de ‘agentes de IA’. Eu considero isso uma migração do ceticismo financeiro para o otimismo financeiro excessivo”, disse o sócio-gerente da Dragonfly Capital, Haseeb Qureshi, em uma postagem no X em 1º de janeiro.

“Eventualmente, isso vai desaparecer”, diz o capitalista de risco

Qureshi disse que a “febre dos agentes de IA” provavelmente persistirá até 2025, mas não durará para sempre. À medida que produtos de IA mais avançados surgirem, as pessoas perderão o interesse em chatbots de mídia social.

“Eventualmente, isso vai desaparecer. Esta não é a disrupção de longo prazo a ser observada da IA, mas será a fixação da CT, porque é a mais social”, afirmou.

Os chatbots de agentes de IA se tornaram populares na indústria de criptomoedas, oferecendo aos usuários de cripto percepções e previsões de preços de mercado.

Nas últimas 24 horas, o volume total de negociações de memecoins caiu quase 21,5%, enquanto o volume de negociações entre os principais tokens de IA e dados aumentou em 7,95%, de acordo com o CoinMarketCap.

Cryptocurrencies, Markets

A capitalização de mercado total dos principais tokens de criptomoedas de IA e dados é de US$ 54,4 bilhões. Fonte: CoinMarketCap

Embora a capitalização de mercado total dos principais tokens de IA e dados tenha caído 1,66% nos últimos 30 dias, a capitalização de mercado total das memecoins sofreu uma queda de 17,7% no mesmo período.

No entanto, Qureshi alertou que os tokens de IA e os agentes ainda são vulneráveis a maus atores:

“Agentes atuais podem ser facilmente manipulados para dizer coisas loucas que danificam suas marcas, ou podem ser desbloqueados para roubar todos os seus recursos.”

Qureshi disse que o chatbot de agente de IA “Aixbt” já é “bastante bom em agregar dados sobre diferentes projetos”.

Ainda assim, com muitos outros provavelmente surgindo, sua relevância a longo prazo permanece incerta.

“No próximo ano e na próxima geração de agentes, talvez o Aixbt alucine um pouco menos, vá um pouco mais a fundo, tenha análises um pouco mais inteligentes. Mas quanto disso você vai realmente perceber? Provavelmente vai parecer o mesmo para a maioria das pessoas”, afirmou Qureshi.

Em 2026, haverá uma ‘reversão repentina’

Qureshi prevê que, até 2026, haverá uma “reversão repentina”.

“O mercado cripto leva um tempo para se cansar da novidade”, disse ele.

“Os chatbots se tornarão tão onipresentes que as pessoas vão se desinteressar por eles. O sentimento vai se inverter”, acrescentou.

Na última semana, os melhores desempenhos de IA entre as 100 principais criptomoedas foram: Virtuals Protocol (Virtuals), com um aumento de 57,3%; Bittensor (TAO), ganhando 10,6%; e Theta Network (THETA), com uma alta de 6,11%.

O trader de cripto Mckenna disse aos seus 94.700 seguidores no X em uma postagem de 1º de janeiro que estava “confiante de que veremos uma nova gama de oportunidades líquidas de IA surgindo em 2025”.

“Preste atenção, e você será recompensado”, disse Mckenna.

O CEO da Bitwise, Hunter Horsley, recentemente afirmou que a ascensão dos agentes de IA lembra o início da era das corporações, há dois séculos.

“Eu acho que isso paraleliza perfeitamente o advento das corporações no século 19: capazes de firmar contratos, contratar humanos, possuir coisas e sobreviver às pessoas”, afirmou Horsley.

Este artigo é apenas para fins informativos gerais e não se destina a ser, nem deve ser considerado, como aconselhamento jurídico ou de investimento. As opiniões, ideias e pensamentos expressos aqui são exclusivamente do autor e não refletem ou representam necessariamente as visões e opiniões do Cointelegraph.