O Índice de Medo e Ganância Cripto, um indicador que acompanha o sentimento do mercado em relação ao Bitcoin e às criptomoedas, voltou aos níveis de outubro em meio a uma queda do Bitcoin nos últimos dias de 2024.

O índice registrou uma pontuação de 65 em sua última atualização de 30 de dezembro, ainda dentro do território de ganância, mas o menor nível desde 15 de outubro.

De acordo com a CoinGecko, o preço do Bitcoin (BTC) está em torno de US$ 93.000, com queda de 13,7% nos últimos 12 dias, enquanto traders alertam para um “grande dump” em meio a uma migração para stablecoins.

O Índice de Medo e Ganância Cripto permaneceu consistentemente acima de 70 em novembro e dezembro, após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e de muitos políticos pró-cripto no Senado e na Câmara dos Representantes. Ele atingiu uma pontuação de 94 em 22 de novembro.

Criptomoedas, Preço do Bitcoin, Estados Unidos

Fonte: Bitcoin Fear & Greed Index

O Índice de Medo e Ganância Cripto é calculado com base em sinais que impactam o comportamento de traders e investidores, incluindo tendências do Google, pesquisas, momentum de mercado, dominância de mercado, mídias sociais e volatilidade de mercado.

Relacionado: Alta histórica do Bitcoin a US$ 108K dura segundos antes de queda de 2,4%

Markus Thielen, analista e chefe de pesquisa da 10x Research, disse em um relatório de 29 de dezembro que alguns analistas têm previsto um “movimento parabólico temporizado antes da posse de Trump”, seguido por uma correção significativa.

Thielen disse ter uma perspectiva diferente e espera que “a volatilidade aumente em breve.”

O trader veterano Peter Brandt especulou em um post no X em 28 de dezembro que o Bitcoin poderia estar se movendo para um padrão de “Hump Slump Bump Dump Pump”.

Criptomoedas, Preço do Bitcoin, Estados Unidos

Fonte: Peter Brandt

A sequência sugere um movimento de preço com uma alta inicial (hump), seguida por uma queda (slump), uma recuperação subsequente (bump), outra queda (dump), e depois uma recuperação (pump).

O fundador e CEO da CryptoQuant, Ki Young Ju, compartilhou o post de Brandt e disse que concorda com o padrão.

Enquanto isso, Prem Reginald, pesquisador de blockchain da CoinGecko, disse em um relatório de 13 de dezembro que o Bitcoin ainda é o ativo de melhor desempenho da última década, superando ativos tradicionais em mais de 26.000%.

Criptomoedas, Preço do Bitcoin, Estados Unidos

O Bitcoin superou todos os outros ativos tradicionais na última década. Fonte: CoinGecko

De acordo com Reginald, em 2024, o Bitcoin foi o ativo de melhor desempenho com retornos de 129%. O ouro veio em seguida, com retornos constantes de 32,2% no acumulado do ano (YTD), enquanto o S&P 500 teve retornos de 28,3%.