A votação da comunidade da Frax Finance para adotar o Fundo de Liquidez Digital Institucional em Dólares da BlackRock (BUIDL) como ativo de reserva para a stablecoin proposta Frax USD (frxUSD) está em andamento.
A votação, iniciada em 26 de dezembro, permite que os detentores de tokens do protocolo de empréstimos DeFi (FXS) participem da decisão. Até agora, todos os votos e comentários na discussão são a favor da proposta. A votação permanecerá aberta até 1º de janeiro de 2025.
De acordo com o resumo da votação, os benefícios de aprovar a proposta para o Frax USD incluem a criação de oportunidades de rendimento, maior liquidez, opções de transferência e redução do risco de contraparte devido ao suporte da BlackRock.
Na discussão de 22 de dezembro sobre a proposta, feita inicialmente pela plataforma de tokenização de ativos do mundo real Securitize, corretora do BUIDL da BlackRock, um usuário identificado como achaffee afirmou que o movimento ajudaria a unir as finanças tradicionais e o DeFi.
Segundo achaffee, os ativos tokenizados do mundo real (RWAs) “oferecem uma excelente ponte” entre finanças tradicionais e DeFi ao trazer investimentos institucionais para a blockchain.
“Nos últimos 9 meses, vimos grandes players, incluindo DAOs e protocolos descentralizados, emitirem grandes RFPs públicas para explorar como podem reforçar suas tesourarias ou lastrear suas stablecoins com RWAs,” escreveu achaffee.
“Essas primeiras explorações marcam uma evolução significativa na forma como players descentralizados gerenciam seus recursos financeiros e consideram estratégias de ativos interindustriais,” acrescentaram.
O BUIDL alcançou mais de meio bilhão de dólares em ativos sob gestão (AUM) em menos de quatro meses após seu lançamento em 15 de março.
O preço do BUIDL é atrelado 1:1 ao dólar americano e paga dividendos acumulados diariamente diretamente aos investidores mensalmente por meio de uma parceria com a Securitize. O fundo investe em títulos do governo dos Estados Unidos.
De acordo com dados do Dune Analytics compilados pela 21Shares, US$ 3,4 bilhões em fundos de tesouro tokenizados já estão na blockchain.
A Frax não é a primeira a considerar uma stablecoin potencialmente lastreada pelo BUIDL. Ethena Labs, desenvolvedora do Ethena, responsável pelo dólar sintético USDe, anunciou em 26 de setembro que estava trabalhando em uma stablecoin lastreada pelo BUIDL.
A stablecoin, chamada USDtb, é um produto separado do USDe da Ethena. A USDtb foi lançada em 16 de dezembro e já acumulou US$ 89 milhões em valor total bloqueado (TVL), de acordo com dados da DefiLlama.