Um vídeo vazado da Chainalysis sugere que as transações de Monero (XMR) poderiam ser rastreáveis, apesar da natureza preservadora de privacidade da blockchain.

O vídeo vazado, que descreve os métodos de rastreamento da empresa relacionados à moeda, foi excluído desde então.

A possível capacidade da Chainalysis de rastrear transações de XMR levanta preocupações inquietantes, já que Monero se apresenta como a “criptomoeda segura, privada e irrastreável que mantém seu dinheiro confidencial”.

Quando o Cointelegraph entrou em contato com a empresa de inteligência on-chain sobre o vazamento, um porta-voz da Chainalysis disse que “não têm nenhum comentário a compartilhar no momento”.

Vídeo vazado de rastreamento de Monero. Fonte: Cointelegraph

Uma cópia do vídeo vazado foi compartilhada com o Cointelegraph por uma fonte anônima.

Vídeo vazado de rastreamento de Monero. Fonte.: Cointelegraph

Chainalysis pode rastrear IPs do Monero por meio de seus próprios “nós maliciosos?”

Imagens do vídeo vazado reapareceram na plataforma de mídia social Reddit, publicadas pelo usuário pseudônimo u/lt.

O usuário afirma que o vídeo vazado mostra como a Chainalysis pode rastrear transações desde 2021 por meio de seus próprios nós “maliciosos” do Monero. O usuário escreveu que a empresa provavelmente:

“1. Executou um grande número de nós de XMR em várias localizações geográficas e provedores de serviços de internet (ISPs) para capturar endereços IP de transações e carimbos de tempo. 2. Feed de transações (IP e tudo) de um ou mais nós padrão de carteiras populares.”

Combinado com entradas falsas de “armadilha”, esse método pode “reduzir o anonimato” em torno das transações de Monero, afirmou o usuário.

Captura de tela do vídeo vazado de rastreamento de Monero. Fonte: Cointelegraph

O Cointelegraph entrou em contato com a equipe do Monero para comentar, mas não obteve resposta até o momento da publicação.

Chainalysis está apenas “fazendo seu trabalho”, o que pode tornar Monero mais seguro

Embora as alegações sobre a rastreabilidade das transações do Monero possam parecer alarmantes à primeira vista, os investidores não têm motivo para entrar em pânico quanto à natureza preservadora de privacidade da blockchain.

Isso porque as transações de Monero permanecem irrastreáveis para a maior parte do mundo, exceto para a Chainalysis — uma das principais empresas de inteligência on-chain no espaço cripto, com vasta expertise em blockchain.

Embora o vazamento tenha gerado uma reação significativa da comunidade em relação aos ‘nós’ do Monero operados pela Chainalysis, a empresa de inteligência on-chain está simplesmente fazendo seu trabalho, observou o usuário u/It:

“Eles estão apenas fazendo seu trabalho: rastrear transações em blockchains. Ninguém diz que eles não podem operar ‘nós’ que coletam informações de transações e IPs também. […] Eu acho que a [Chainalysis] é meio como hackers de chapéu branco que tornam o Monero mais seguro.”

Como recuperar uma frase-semente perdida. Fonte: Cointelegraph