Um segundo mandato de Trump provavelmente elevará o setor de criptomoedas — tanto nos Estados Unidos quanto no exterior — segundo observadores de mercado consultados pelo Cointelegraph após as eleições presidenciais de 5 de novembro.

Isso aumenta as chances de uma legislação para a estrutura do mercado de ativos digitais e provavelmente trará um ato de pagamentos com stablecoins. Os republicanos terão maioria no Senado e provavelmente na Câmara dos Representantes. Trump certamente nomeará um presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) favorável às criptomoedas, possivelmente já no “primeiro dia” do novo governo. Gary Gensler, considerado um inimigo da indústria cripto, atualmente ocupa essa posição crítica na SEC.

“Acredito que a segunda vitória de Donald Trump na Casa Branca é um momento decisivo para a indústria cripto, não apenas nos EUA, mas globalmente”, disse Boris Bohrer-Bilowitzki, CEO da Concordium, uma blockchain de camada 1 com escritórios no Reino Unido e Europa, ao Cointelegraph, acrescentando:

“Espero que ele adote uma postura mais leve na regulação das criptomoedas, garantindo que políticas burocráticas não retardem o progresso das empresas de cripto e ativos digitais nos Estados Unidos.”

“Os próximos 4 a 6 anos podem ser altamente favoráveis para o setor de ativos digitais”, disse Chiente Hsu, cofundadora da ALEXGO, uma ponte Bitcoin, em comunicado ao Cointelegraph. “Podemos antecipar o crescimento de ETFs cripto e derivativos, juntamente com uma provável diminuição nas ações regulatórias contra a indústria cripto.”

Ohio é a “grande história”

A eleição não apenas trouxe um novo presidente, como também virou o controle do Senado de Democrata para Republicano. Entre os perdedores Democratas estava o senador de Ohio, Sherrod Brown, que foi derrotado pelo empresário Bernie Moreno.

Ao avaliar o impacto das eleições de 5 de novembro sobre as criptomoedas, “a grande história é a corrida para o Senado em Ohio”, disse Aaron Klein, presidente da Miriam K. Carliner e pesquisador sênior em estudos econômicos na Brookings Institution, ao Cointelegraph.

Brown era tanto um cético em relação às criptomoedas quanto o poderoso presidente do Comitê Bancário do Senado. Muitos dizem que ele foi um grande obstáculo para a reforma da estrutura do mercado, e sua derrota representa um “enorme avanço” para uma legislação cripto benéfica, afirmou Klein.

Legislação para a estrutura do mercado de ativos digitais seria uma conquista, pois proporcionaria clareza regulatória e poderia levar a menos volatilidade nos mercados cripto, observou Hsu, acrescentando:

“Podemos ver fundos de pensão — tanto estatais quanto corporativos — e investidores institucionais semelhantes aumentarem alocações para ativos digitais.”

Os EUA realmente importam?

Os Estados Unidos são realmente tão importantes para o futuro global das criptomoedas/blockchain? Os EUA são apenas um país entre 151 países classificados em uma recente pesquisa de adoção cripto pela Chainalysis.

Governo, Congresso, Governo dos EUA, Donald Trump, Eleições dos EUA 2024

Ranking do Índice Global de Adoção 2024. Fonte: Chainalysis

“Os EUA continuam sendo, de longe, a maior influência no comércio de criptomoedas”, disse Carol Alexander, professora de finanças da Universidade de Sussex no Reino Unido, ao Cointelegraph. Isso é visto nos padrões de horário de negociação, semelhantes aos mercados tradicionais, como ações, com volumes de pico durante as primeiras horas de negociação em Nova York, mesmo na Binance, ela explicou.

Alexander espera que o preço do Bitcoin, juntamente com o Ether e algumas outras altcoins estabelecidas, aumente ainda mais agora, pelo menos até o início do próximo ano. “Este mercado de alta aumentará a adoção por investidores de varejo e, também, por instituições.”

Outros são mais otimistas. “A vitória de Trump é muito boa para as criptomoedas, já que ele expressou muitas opiniões favoráveis ao setor durante sua campanha”, disse Bobby Ong, cofundador e diretor de operações da CoinGecko, ao Cointelegraph.

Bohrer-Bilowitzki sugeriu até que Trump pode ver as criptomoedas como uma questão de importância geopolítica, explicando:

“Não devemos esquecer as opiniões de Trump sobre adversários americanos como a China: ele certamente desejará superar as empresas chinesas de cripto, tornando os EUA o líder nesta indústria.”

Enquanto muitos democratas, entre outros, veem um segundo mandato de Trump como um salto rumo ao desconhecido perigoso, Jon Meachem, historiador, alertou que isso poderia ser um “convite ao caos” em um artigo de opinião no New York Times.

“Há muitas incertezas sobre as políticas que Trump adotará”, disse Timothy Massad. Mas o que quer que aconteça, o Estado de Direito precisa ser respeitado. Isso é de importância crítica para todas as empresas, incluindo a indústria cripto, concluiu ele.