O protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) Synthetix começou a aceitar múltiplos tipos de tokens como garantia para negociação de perpétuos alavancados na rede Base da Coinbase, informou o Synthetix em 18 de dezembro. 

O lançamento dos chamados “perpétuos multicollateral” na Base, uma das redes de escalonamento de camada 2 (L2) mais populares do Ethereum, faz parte de uma ampla reformulação do protocolo DeFi após uma reestruturação de governança em outubro. 

A adição de perpétuos multicollateral permitirá que os usuários usem tokens como Coinbase Wrapped BTC (cbBTC) e Coinbase Wrapped ETH (cbETH) como garantia para negociações, disse o Synthetix.

“Essa expansão de garantias permite que os traders mantenham exposição direta a criptoativos populares como BTC e ETH em staking […] e dá a eles mais controle sobre posições de margem e acesso facilitado a hedge”, entre outros benefícios, afirmou o Synthetix em um comunicado.

O cbBTC da Coinbase emergiu como um dos wrappers de Bitcoin mais populares, com uma capitalização de mercado superior a US$ 2 bilhões em 18 de dezembro, segundo o CoinMarketCap.

Com cerca de US$ 14 bilhões em valor total bloqueado (TVL), a Base é a segunda rede L2 do Ethereum mais popular, ficando atrás apenas da Arbitrum, segundo o L2Beat.

Fonte: Synthetix

Nova exchange de perpétuos

Em 18 de dezembro, o Synthetix também lançou seu próprio aplicativo de exchange de perpétuos, informou o protocolo. Anteriormente, ele fornecia infraestrutura de contratos inteligentes para que outras exchanges construíssem em cima, mas não possuía um aplicativo de negociação próprio.

“O Synthetix continuará a apoiar e receber construtores de produtos e exchanges de derivativos. A Synthetix Exchange se tornará um de nossos novos produtos principais”, afirmou o protocolo. 

Futuros perpétuos, ou “perps,” são derivativos que permitem aos traders comprar ou vender um ativo em uma data futura sem vencimento.

Interface do app Synthetix Exchange. Fonte: Synthetix

Reestruturação em andamento

Em outubro, os detentores de tokens do Synthetix votaram quase unanimemente a favor de uma proposta de reestruturação de governança após o protocolo não cumprir prazos de entrega de produtos.

Em uma proposta de governança de 25 de setembro, Benjamin Celermajer, um investidor de longa data do SNX, apresentou um plano para “reformular completamente” e melhorar a governança e as operações diárias do Synthetix. 

Posteriormente, o Synthetix adquiriu a plataforma de perpétuos Kwenta e a plataforma de negociação de tokens alavancados TLX.

Ele também está se reorganizando como uma fundação para “simplificar e melhorar nossas capacidades em relação a atividades comerciais que exigem assinatura de contratos com parceiros,” entre outros benefícios potenciais, afirmou o Synthetix em um post no blog de outubro. 

Em setembro, o Synthetix lançou uma nova cadeia de aplicativos — SNAXchain — com o objetivo de trazer liquidez entre cadeias e receitas de taxas de negociação para stakers de tokens nativos e produtos de negociação on-chain.