Rússia tem realizado intensos testes com ativos financeiros digitais (DFAs) no comércio exterior, seguindo a legislação nacional, conforme afirmou um alto funcionário do governo.
O Ministro da Fazenda Russo, Anton Siluanov, discutiu alternativas ao dólar americano para o comércio internacional em uma entrevista no canal de notícias estatal Russia-24 em 25 de dezembro.
Siluanov disse que o governo russo aprovou legislação autorizando o comércio externo em DFAs e Bitcoin (BTC).
De acordo com o ministro, tais transações de comércio externo já estão em uso, e a Rússia planeja desenvolver e expandir isso ainda mais.
CONTEÚDO
“Podemos usar Bitcoin minerado”
Na entrevista, Siluanov disse que, nas circunstâncias atuais, implementar DFAs no comércio exterior como uma alternativa ao dólar americano é “bastante compreensível”, pois permite o uso de infraestrutura moderna.
É uma inovação no sistema global de liquidações, disse ele, acrescentando: “Esse é o futuro”.
Siluanov disse que a Rússia está livre para usar ativos financeiros digitais — incluindo Bitcoin — no comércio exterior, conforme seu regime legal experimental, que entrou em vigor em setembro de 2024.
Ele afirmou:
“Podemos pagar pela entrega de mercadorias com ativos financeiros digitais. Também é possível usar Bitcoin, que mineramos aqui na Federação Russa, dentro do regime experimental.”
O ministro da Fazenda mencionou que a Rússia legalizou a mineração no início deste ano. “É por isso que tais transações estão ocorrendo. Dizemos que elas precisam ser desenvolvidas e expandidas, e tenho certeza de que no próximo ano, será uma realidade”, acrescentou.
Siluanov alertou contra o investimento em criptoativos em meio às máximas históricas do Bitcoin
Os comentários mais recentes de Siluanov sobre DFAs e Bitcoin ocorrem algumas semanas depois de o ministro da Fazenda ter pedido ao público para se afastar do investimento em criptoativos em novembro.
“Algumas pessoas veem a criptomoeda como uma fonte de dinheiro rápido. Não recomendo como meio de investimento”, declarou o ministro em um discurso em um evento educacional local em 6 de novembro.
“Definitivamente não. Hoje, existem muitas outras maneiras de investir e ganhar dinheiro”, afirmou Siluanov.
Na época do alerta de Siluanov, o Bitcoin estava atingindo máximas históricas acima de US$ 76.000 e caminhava em direção ao marco histórico de US$ 100.000, que foi superado em cerca de 30 dias depois.
Como relatado anteriormente, a Rússia reconheceu oficialmente o Bitcoin como um ativo financeiro digital como parte do projeto de lei “Sobre Ativos Financeiros Digitais” em 2021. Embora tenha fornecido aos DFAs status legal, a lei proibiu seu uso como pagamento dentro do país.