O momento de alta do mercado de criptomoedas pode desacelerar após a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em 20 de janeiro de 2025, segundo dados sobre o desempenho histórico do mercado durante anos eleitorais nos EUA.

Nos Estados Unidos, ações — e criptomoedas como o Bitcoin (BTC) — tendem a ter bom desempenho nas semanas após uma eleição presidencial, mas arrefecem uma vez que o presidente eleito assume o cargo, de acordo com dados da Bloomberg e da Macrobond Financial.

Isso é especialmente pronunciado quando o presidente eleito é republicano, segundo dados do grupo de pesquisa TS Lombard. O Partido Republicano é tipicamente visto como mais favorável aos negócios, gerando maior euforia no mercado pós-eleição.

“[Os] investidores devem estrategicamente reduzir um rali pós-eleitoral caso o S&P 500 exceda nossa meta otimista de 6.100 pontos para o final do ano, o que se alinha aproximadamente com um aumento de +5% no índice desde o dia da eleição,” escreveu Scott Chronert, estrategista de ações dos EUA do Citi, em uma nota de pesquisa de novembro, segundo informações da MSN.

Os dados mostram que o desempenho do mercado se recupera após uma correção inicial pós-posse.

Fonte: Eric Soda

Rali pós-eleitoral

Em 2 de dezembro, o índice S&P 500 estava em 6.047 pontos, um ganho de quase 4,5% desde 5 de novembro, segundo dados do Google Finance.

As criptomoedas tiveram grandes ganhos após a vitória de Trump, já que muitos acreditam que sua vitória beneficiará a indústria, afirmou a Cointelegraph Research.

O aumento no preço do Bitcoin foi particularmente acentuado, com mais de 30% de ganhos pós-eleição para a criptomoeda mais popular do mundo. Solana (SOL) registrou ganhos semelhantes.

Outros analistas acreditam que o rali do Bitcoin continuará após a posse, embora com oscilações no caminho. Segundo Ryan Lee, principal analista da Bitget Research, o preço do BTC pode corrigir até 30% antes de retomar sua tendência de alta.

“Tendências de dados históricos mostram que o Bitcoin pode corrigir até 30% antes de alcançar seu topo cíclico,” afirmou o analista ao Cointelegraph em 27 de novembro.

Tal correção hipotética poderia derrubar o Bitcoin para cerca de US$ 70.000 por moeda.

Os investidores esperam que o mercado de criptomoedas continue em alta até 2025, atingindo o pico no segundo semestre do ano, disse a firma de investimentos Web3 MV Global ao Cointelegraph.

Fonte: TS Lombard

Correlação em declínio?

Historicamente, o Bitcoin tem sido “considerado um ativo de alto risco intimamente ligado às ações dos EUA” — particularmente o Nasdaq, um índice de ações de tecnologia dos EUA — mas essa relação enfraqueceu nos últimos meses, de acordo com a Binance Research.

“Desde março de 2024, a correlação entre Bitcoin e Nasdaq em uma base móvel de 30 dias caiu para 0,46, um dos níveis mais baixos em cinco anos,” afirmou a Binance.

Ainda assim, uma correlação de quase 50% com as ações dos EUA significa exposição substancial para o BTC a qualquer queda mais ampla do mercado.

A correlação do Ether (ETH) com o Nasdaq é ainda maior, em torno de 0,66, de acordo com dados da MacroAxis.com.