A exchange de criptomoedas Kraken encerrará seu suporte ao token de privacidade Monero na Área Econômica Europeia (EEA).

A Kraken anunciou que deixará de oferecer negociação e depósitos para todos os mercados de Monero (XMR) na EEA a partir de 31 de outubro de 2024. Isso inclui os pares de negociação com dólares dos Estados Unidos, euro, Bitcoin (BTC) e o USDt (USDT) da Tether.

A Kraken citou obrigações regulatórias e de conformidade como a razão para descontinuar o suporte ao XMR. A exchange afirmou em um comunicado:

“Após uma consideração cuidadosa e a exploração de todas as alternativas viáveis, concluímos que não temos escolha a não ser deslistar o Monero (XMR) na Área Econômica Europeia (EEA) devido a mudanças regulatórias.”

Embora a Kraken interrompa a negociação e depósitos de XMR, os usuários têm até 31 de dezembro para retirar seus tokens. Se os usuários não retirarem seus tokens XMR até o prazo, a Kraken os converterá em BTC. Os tokens convertidos serão distribuídos em 6 de janeiro de 2025.

Novos regulamentos proíbem o uso de tokens de privacidade

A decisão segue os desenvolvimentos regulatórios na União Europeia que proíbem provedores de serviços de criptoativos (CASPs) de usarem tokens focados em privacidade, como o Monero, ou de fornecer contas para usuários anônimos.

No início deste ano, a Kraken encerrou a negociação de XMR na Irlanda e na Bélgica. Em 11 de abril, a exchange alertou seus usuários para fecharem suas posições em XMR ou tê-las fechadas automaticamente. Em 2021, a Kraken descontinuou o suporte ao Monero para clientes no Reino Unido.

Outras jurisdições também intensificaram a repressão aos tokens focados em privacidade. Em 2018, o Japão iniciou uma proibição de tokens com aprimoramento de anonimato. Em 2020, a Coreia do Sul também baniu as moedas de privacidade das plataformas de negociação, enquanto exchanges australianas começaram a remover tokens de privacidade devido a novos regulamentos.

Dubai proibiu todas as atividades relacionadas a moedas de privacidade e a emissão de tokens com aprimoramento de anonimato em 7 de fevereiro de 2023.

Token Monero cai 8% após Kraken cessar suporte

Um dia após o anúncio da Kraken, o preço do XMR caiu 8%. Dados do Cointelegraph Markets Pro mostram que o token caiu de US$ 154 em 1º de outubro para US$ 141 em 2 de outubro.

Gráfico de preços de sete dias do Monero. Fonte: Cointelegraph Markets Pro

Embora a deslistagem possa ter afetado o preço do Monero, o valor de mercado mais amplo das criptomoedas também sofreu quedas nas últimas 24 horas, com o valor total de mercado caindo 6,3%.