Um fundo negociado em bolsa (ETF) rastreando Bitcoin e Ether é esperado como o primeiro de uma “onda” de novos fundos cripto nos Estados Unidos em 2025, afirmou o analista sênior de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas.
“Esperamos uma onda de ETFs de criptomoedas no próximo ano, embora não todos de uma vez,” Balchunas postou no X em 17 de dezembro, compartilhando uma análise do colega analista de ETFs James Seyffart.
A dupla prevê que o primeiro novo fundo combinado de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) seja seguido por ETFs rastreando Litecoin (LTC) ou Hedera (HBAR).
Seyffart observou que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) rejeitou múltiplos ETFs de Solana (SOL) em 7 de dezembro, adicionando que ETFs de SOL e XRP (XRP) terão que esperar até que o presidente eleito Donald Trump indique seu novo presidente da SEC antes que sejam “seriamente considerados.”
Balchunas destacou que os reguladores veem Litecoin e Hedera de forma mais favorável, razão pela qual os dois analistas dizem que podem receber ETFs antes de ativos de maior capitalização de mercado, como XRP e Solana.
O Litecoin é mais provável de ser aprovado porque é um fork do Bitcoin e pode ser visto como uma “commodity,” disse ele.
A Hedera não foi rotulada como um título pela SEC, o que facilita a aprovação de um produto negociado em bolsa.
XRP e SOL foram rotulados como títulos pela SEC, com a Ripple estando envolvida em uma batalha legal de anos com a agência sobre o status jurídico do XRP.
Embora os analistas vejam HBAR e LTC como tendo maiores chances de aprovação, disseram que ainda é incerto se os fundos atrairão muita demanda dos investidores.
Muitos especialistas cripto esperam que a SEC sob a administração de Trump seja mais receptiva aos ativos cripto.
Trump recentemente disse que pretende nomear o empresário pró-cripto e ex-comissário da SEC, Paul Atkins, como o próximo presidente da SEC, o que especialistas legais afirmam que pode trazer desregulamentação em meio a uma política mais favorável às criptomoedas.
O atual presidente da SEC, Gary Gensler, anunciou que renunciará à agência no dia da posse de Trump, em 20 de janeiro, enquanto o colega comissário democrata Jamie Lizarrage disse que deixará o cargo dias antes, em 17 de janeiro.
Em 17 de dezembro, o voto de renomeação da Comissária da SEC Caroline Crenshaw foi cancelado, abrindo a possibilidade de quatro comissários alinhados a Trump e favoráveis às criptomoedas.