A mineração de criptomoedas e as operações de inteligência artificial estão impulsionando a demanda por eletricidade para novos patamares em toda a América do Norte, à medida que as indústrias conectam grandes instalações de dados à rede de energia.

De acordo com um relatório da North American Electric Reliability Corporation (NERC), espera-se que esse aumento na demanda por eletricidade apresente desafios para as previsões e a confiabilidade da rede.

O uso de energia da mineração de cripto pode variar, frequentemente escalando com os preços de mercado, o que adiciona complexidade adicional à gestão da rede de energia e flutuações súbitas nos requisitos de carga durante as operações normais.

O relatório da NERC destaca a pressão sobre a confiabilidade da rede e o aumento do risco de escassez de energia causados pela mineração de cripto e pelas operações de IA. Ele também busca abordar as questões para o futuro, a fim de garantir um fornecimento estável de energia para a América do Norte.

Cripto e IA devem aumentar a demanda por energia

A mais recente Avaliação de Confiabilidade de Longo Prazo da NERC mostra que o crescimento significativo, particularmente em regiões como o Texas, implica um aumento de 4,6% ao ano até 2029, na demanda de pico no verão, o que é quatro vezes mais do que as projeções anteriores.

O relatório destaca que os data centers de IA e a mineração de cripto apresentam desafios únicos devido à sua natureza intensiva em energia e aos comportamentos de carga variados.

Essas demandas energéticas podem mudar quando as instalações de mineração de cripto ajustam o consumo com base nos preços da eletricidade ou quando os data centers de IA aumentam o uso de energia para processamento, resfriamento e armazenamento.

Áreas projetadas com déficit na margem de reserva. Fonte: NERC

Riscos para a confiabilidade e estabilidade

Com as criptomoedas e a IA se tornando correntes ao longo do tempo, suas operações associadas apresentam desafios significativos para a estabilidade e confiabilidade da rede de energia, em meio ao potencial de sobrecarga da rede, particularmente durante períodos de pico ou falhas operacionais.

No Texas, onde estão concentrados os centros de mineração de cripto e de IA, o Electric Reliability Council of Texas (ERCOT) relata o aumento dos riscos associados às cargas de energia contratadas e não contratadas.

Mudanças súbitas de carga nas indústrias de mineração de cripto e IA podem imitar problemas observados com recursos baseados em inversores, como desconexões durante falhas ou picos de preços, e introduzir novos riscos para os operadores de rede que gerenciam recursos energéticos renováveis variáveis.

Crescimento projetado de data centers nos EUA. Fonte: NERC

Estratégias para enfrentar o aumento do consumo de eletricidade

A NERC está pedindo medidas proativas para lidar com a crescente pressão sobre a rede de energia da América do Norte, sugerindo melhorias na previsão de demanda, planejamento avançado de transmissão e ampliação dos programas de gestão da demanda (DSM).

A ERCOT implementou programas de resposta à energia e resposta à demanda para equilibrar a carga da rede de energia durante períodos críticos.

O Texas também introduziu legislações, como a HB 3390, que exige o aprimoramento do monitoramento de recursos energéticos distribuídos (DERs) para melhorar as avaliações de confiabilidade.

Junto com as crescentes preocupações, algumas empresas de mineração estão se voltando para fontes de energia renováveis, como a aquisição de um parque eólico pela MARA (antiga Marathon Digital) em Hansford County, Texas.