Em 2007, o estatístico e analista de risco libanês-americano, Nassim Nicholas Taleb, apresentou ao mundo a noção de um “black swan – cisne negro”. Um cisne negro é a metáfora de Taleb para eventos grandes e inesperados que causam estragos nas finanças, na ciência e na tecnologia. Treze anos depois, o mundo está se recuperando de seu mais recente cisne negro na forma do coronavírus, com a London Blockchain Week como o mais recente evento a sentir os efeitos.
Com os eventos públicos sendo cancelados em todo o mundo e com muitas pessoas relutantes em viajar até o susto do Covid-19 passar, os organizadores de eventos devem se adaptar para manter o show na estrada.
O WeWork Blockchain Labs estava programado para sediar um evento noturno em Canary Wharf em 9 de março, mas agora mudou para a transmissão online do evento, em vez de um encontro físico:
“Recebemos uma comunicação de muitas pessoas de que, devido ao aviso muito curto para este encontro, eles não poderiam participar fisicamente da apresentação nos laboratórios da Wework e porque a apresentação será transmitida ao vivo a partir do EUA, decidimos fazer deste nosso primeiro webinar LIVE!”
Além do curto prazo, é altamente provável que os medos pelo coronavírus tenham contribuído para o cancelamento do evento. A participação na cúpula de dois dias da Finance WorldWide, nos dias 5 e 6 de março, foi notavelmente baixa, tanto de membros do painel quanto de membros da audiência. Alguns oradores do evento foram colocados sob proibição de viagens por seus empregadores, enquanto outros se auto-isolaram voluntariamente do coronavírus. Vários palestrantes de destaque no evento disseram ao Cointelegraph que eles tinham proibições de viagem desde que chegaram a Londres para o evento.
Apesar das pressões únicas de tentar organizar uma conferência internacional em meio a uma crise de saúde pública emocionalmente carregada, os organizadores conseguiram reunir a lista com palestrantes convincentes e proeminentes. Chris Gledhill, consultor, escritor e palestrante independente sobre fintech, disse ao Cointelegraph que ficou impressionado com a maneira como os organizadores lidavam com circunstâncias problemáticas:
“A participação física estava obviamente baixa na semana da London Blockchain em março de 2020, que eu acho que pode ser atribuída com segurança à situação do COVID-19. Os palestrantes eram tão relevantes e de boa qualidade quanto eu esperaria de um evento como esse e o entusiasmo pela blockchain, e particularmente pelas boas oportunidades sociais que ela traz, era evidente. Os organizadores lidaram bem com a situação, fornecendo transmissão ao vivo do evento para os participantes que não puderam comparecer e para um público online potencial muito mais amplo. Acho que, nos próximos meses, este é um bom modelo de como operar eventos e usar o COVID-19 como uma oportunidade para realmente aumentar o público de eventos.”
Apesar da histeria que envolve o país e um aumento de 46 casos confirmados de coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total do Reino Unido para 319, o governo britânico realizou uma reunião de emergência na segunda-feira de manhã, na qual os ministros discutiram se deveriam ou não adotar medidas defensivas para retardar a propagação do vírus. Por enquanto, o governo decidiu adiar medidas de distanciamento social, como o fechamento de escolas e o cancelamento de eventos públicos.
Os organizadores do evento terão alguns momentos difíceis nesta semana. O CryptoCompare Digital Asset Summit, uma das datas mais quentes da semana, ainda deve continuar. Mas a segurança está claramente na mente dos organizadores, pois uma mensagem de “Saúde e segurança do participante” foi publicada na página inicial do evento:
“O CryptoCompare leva o bem-estar de nossa comunidade muito a sério e tem monitorado de perto o Coronavírus, seguindo conselhos e diretrizes da Public Health England e os respectivos governos das áreas infectadas.”
Tanto os organizadores do evento quanto os membros do painel demonstraram notável resiliência na escolha de prosseguir com os eventos aqui em Londres, apesar da ameaça iminente de coronavírus. A atmosfera é certamente inquietante, com muitas pessoas se recusando a apertar as mãos e cenas abundantes de higienização das mãos. Enquanto os demais eventos estão programados para continuar, todos os olhares estarão voltados para os anúncios do Reino Unido e da Saúde Pública da Inglaterra, com os organizadores claramente prontos para cancelar, se necessário. O Digital Asset Summit da CryptoCompare tem alguns grandes nomes do setor em sua programação. Será interessante ver quem realmente aparece.