Os pedidos de comentários sobre uma proposta pedindo à Wikimedia Foundation que pare de aceitar doações em criptomoedas foram encerrados, com a maioria dos usuários votando a favor.

De acordo com uma atualização de terça-feira sobre a proposta, cerca de 71%, ou 232 de 326, dos colaboradores da Wikimedia que responderam solicitaram que a Wikimedia Foundation – a organização sem fins lucrativos que hospeda a Wikipedia – parasse de aceitar doações de criptomoedas. Os argumentos a favor da proposta incluíam preocupações ambientais em torno das transações Bitcoin (BTC) e “o risco para a reputação do movimento de aceitar criptomoedas”.

A comunidade abriu a proposta para comentários em 10 de janeiro, expandindo a discussão para incluir tópicos como El Salvador adotando o BTC como moeda legal, criptomoeda como ferramenta para atividades financeiras ilícitas e o papel dos ativos digitais na inclusão financeira. No entanto, a maioria dos tópicos parecia se concentrar no uso de energia e no potencial impacto ambiental das criptomoedas.

“As criptomoedas podem não estar alinhadas com o compromisso da Wikimedia Foundation com a sustentabilidade ambiental”, dizia a proposta original. “Bitcoin e Ethereum são as duas criptomoedas mais usadas, e ambas são prova de trabalho, usando uma enorme quantidade de energia […] os modelos atuais continuam sendo extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Embora existam criptomoedas mais ecológicas, elas são menos utilizadas.”

Entre esses argumentos em oposição à proposta estão as criptomoedas de prova de participação que são “muito menos intensivas em energia” e o uso de tokens para fornecer “formas mais seguras de doar e se envolver em finanças para pessoas em países opressivos”. Um usuário citou o governo ucraniano aceitando doações de criptomoedas como um argumento contra a tecnologia com má reputação.

“A criptomoeda deve continuar sendo uma opção para a Wikimedia aceitar doações”, disse o usuário C933103 em 14 de março. Se a lei de um país proibiu a doação para [a Wikimedia Foundation, ou WMF] por meio de bancos, então o país está errado, não o WMF. Aceitar doações em vez de distribuí-las também significa que não será usado para facilitar novas atividades econômicas que possam ser alvo de sanção ou financiar outras atividades ilegais, pois toda a moeda recebida será imediatamente convertida em moeda fiduciária na conta do WMF. ”

o que é esse barulho retumbante à distância, lentamente ficando mais alto, você pergunta?

é a debandada de fanáticos por criptomoedas que nunca doaram para a fundação wikimedia, gritando “acho que vou levar meu dinheiro para outro lugar!”

— Molly White (@molly0xFFF) 13 de abril de 2022

No entanto, o colaborador da Wikimedia TrueAnonyman apoiou a proposta, acrescentando:

“O efeito financeiro de não aceitar mais doações de criptomoedas seria mínimo e superado em muito pelo dano à reputação do projeto Wikimedia de ser visto como endossando uma tecnologia tão fortemente ligada a vários danos ambientais e sociais”.

A fundação informou em janeiro que recebeu cerca de US$ 130.000 em doações de criptomoedas no último ano financeiro, cerca de 0,08% de sua receita. Bitcoin foi a criptomoeda mais usada entre os 347 indivíduos que doaram, mas a organização sem fins lucrativos também aceita Ether (ETH) e Bitcoin Cash (BCH).

LEIA MAIS: