Em um tweet recente, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, deixou claro que ele acredita que Craig Wright, o fundador do Bitcoin SV (BSV) e autoproclamado criador do Bitcoin (BTC), é uma fraude.
De fato, Wright é uma figura polêmica na indústria, tendo se envolvido em várias batalhas legais e discussões públicas, enquanto tenta convencer o mundo das criptos de que ele é o legítimo inventor da primeira criptomoeda.
Para esse fim, Zhao disse ao Cointelegraph que Wright não está apenas prejudicando sua própria reputação, mas está prejudicando a indústria de criptomoedas como um todo:
“Ele afirma ser o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, o que é uma mentira. Ele prejudica a credibilidade do Bitcoin e é uma vergonha para toda a nossa indústria.”
CONTEÚDO
Satoshi Nakamoto “é muito mais capaz que isso”
Zhao explicou que, se Wright fosse verdadeiramente Satoshi, ele poderia provar isso de várias maneiras. Por exemplo, ele poderia fornecer provas matemáticas assinando uma mensagem com a chave privada de Satoshi ou movendo algum Bitcoin de seu endereço.
Como alternativa, se Wright fosse o criador do Bitcoin, ele poderia publicar uma mensagem com sua conta na P2P Foundation, como Satoshi fez para dizer que não é o matemático japonês Dorian Nakamoto. Ele concluiu:
“Ele não podia usar nem a maneira mais simples para provar suas alegações. O verdadeiro inventor do Bitcoin é muito mais capaz do que isso.”
Quando perguntado se ele acredita que o Bitcoin SV – projeto de hard fork do Bitcoin de Wright – também seja uma fraude, Zhao disse ao Cointelegraph que ele não estudou a base de códigos do projeto em detalhes e, portanto, não pode comentar sobre sua utilidade.
Ainda assim, ele disse que a moeda – supondo que seja útil – “foi danificada por permitir que uma fraude fosse tão fortemente associada a ela”. Ele sugeriu que qualquer pessoa envolvida no BSV o bifurque e renomeie.
Em abril de 2019, a exchange de Zhao excluiu o Bitcoin SV depois que Craig Wright divulgou uma recompensa em criptomoeda para identificar a identidade de uma conta no Twitter por trás da iniciativa Lightning Torch.
Importa mesmo quem é Satoshi Nakamoto?
Wright não é a única pessoa que se acredita ser Satoshi Nakamoto. Outros incluem o famoso empresário Elon Musk, o cientista da computação Nick Szabo, o especialista em criptografia Hal Finney ou mesmo uma agência do governo. Dito isto, nem todos na indústria estão convencidos de que a questão de quem criou o Bitcoin é importante.
Andy Cheung, fundador da ACDX e ex-diretor de operações da OKEx, disse ao Cointelegraph que acreditar que Wright é ou não Satoshi é irrelevante:
“Se ele é um time de pessoas, vivo ou morto, acho que não importa mais.”
Cheung explicou que acredita que o impacto de Satoshi revelando sua identidade seria limitado e que a comunidade cripto “não está tentando criar um imperador”. Ele acredita que o Bitcoin está agora nas mãos da comunidade e “mesmo que Satoshi destruísse o mercado agora, a comunidade se reconstruiria e continuaria o legado”.
Cheung apontou que o mercado decide qual criptomoeda tem mais valor e disse que “se o BSV puder provar ser superior ao BTC, não vejo problema nisso”. Cheung acrescentou que o Bitcoin está dominando o mercado e representa o que a comunidade acredita. Ele concluiu:
“Quem é Satoshi? Quem liga?”