O mercado cripto vai se tornar menos privado na Europa, pois a grande exchange Binance está se preparando para retirar todas as moedas de privacidade em países como França e Itália.

A partir de 26 de junho, moedas de privacidade, como Monero (XMR) ou Zcash (ZEC), não estarão mais disponíveis para negociação para clientes da Binance na França, Itália, Polônia e Espanha.

Um porta-voz da Binance disse ao Cointelegraph que as novas restrições afetam um total de 12 moedas. As tokens afetadas incluem Decred (DCR), Dash (DASH), ZEC, Horizen (ZEN), PIVX (PIVX), Navcoin (NAV), Secret (SCRT), Verge (XVG), Firo (FIRO), Beam (BEAM), XMR e MobileCoin (MOB).

“Embora pretendamos apoiar o maior número possível de projetos de qualidade, somos obrigados a seguir as leis e regulamentos locais sobre a negociação de moedas de privacidade, para garantir que possamos continuar a servir o maior número possível de usuários”, disse um representante da Binance, acrescentando:

 

“Como parte dos processos de conformidade em andamento da Binance, entramos em contato com os usuários afetados para notificá-los de que não poderão mais comprar ou negociar tokens de privacidade em nossa plataforma após 26 de junho.”

Em um e-mail aos clientes franceses, a Binance disse que não estava mais apta a oferecer ativos cripto com anonimato aprimorado, ou CAE, em vários países europeus devido aos requisitos regulatórios locais.

Ao contrário de criptomoedas comuns como Bitcoin (BTC), tokens focados em privacidade como Monero ou Zcash são projetados para ofuscar transações na blockchain para aumentar a privacidade do usuário.

Governos ao redor do mundo têm se oposto ativamente à adoção de criptomoedas focadas em privacidade e outras ferramentas de privacidade de cripto, citando preocupações de Antilavagem de Dinheiro (AML) e financiamento ao terrorismo.

Em setembro de 2022, a grande exchange de criptomoedas Huobi encerrou o suporte para sete moedas de privacidade, como Monero, citando pressões regulatórias. Anteriormente, autoridades nos Estados Unidos sancionaram o uso do principal mixer de cripto Tornado Cash.

A notícia chega em meio a jurisdições globais aplicando grandes regulamentos de AML pelo Financial Action Task Force, conhecido como Travel Rule. Um dos principais aspectos da Travel Rule é a exigência de passar certos dados do cliente sobre transações cripto para os reguladores.

VEJA MAIS: