O banco central de Botsuana afirmou que os mercados locais de criptomoedas do país permanecem pouco desenvolvidos, criando apenas riscos “mínimos” à estabilidade financeira. No entanto, o banco destacou que regulamentações devem ser implementadas para prevenir potenciais riscos relacionados a ativos digitais no futuro.

Em seu Relatório de Estabilidade Financeira, o banco central afirmou que a crescente interconexão do mercado de criptomoedas com o restante do sistema financeiro apresenta possíveis riscos sistêmicos futuros.

No contexto financeiro, um risco sistêmico refere-se a uma falha em cascata causada por conexões dentro do sistema financeiro. O efeito dominó resultante pode levar a uma recessão econômica.

Criptomoedas apresentam riscos mínimos à estabilidade financeira de Botsuana

Apesar disso, o banco afirmou que os riscos das criptomoedas são mínimos para seus mercados domésticos, embora os reguladores devam desenvolver estruturas de supervisão para o setor com o intuito de se preparar para o futuro. O Banco de Botsuana escreveu:

“Domesticamente, os riscos provenientes de criptoativos são mínimos, mas as más condutas contínuas no segmento apresentam preocupações regulatórias. Reguladores precisam, portanto, desenvolver estruturas eficazes de supervisão para o setor.”

O banco central acrescentou que os riscos provenientes de tecnologias financeiras, em geral, também são mínimos, embora possam aumentar à medida que inovações tecnológicas penetram nos mercados locais.

Mapa de calor do sistema financeiro de Botsuana. Fonte: Banco de Botsuana

Botsuana lista lavagem de dinheiro como um dos principais riscos à segurança

Embora as criptomoedas não ameacem a estabilidade financeira, o Banco de Botsuana listou o uso de instrumentos de pagamento digital para lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo como um dos cinco principais riscos de segurança nacional provenientes do setor financeiro. O banco central escreveu:

“A evolução de plataformas digitais e instrumentos de pagamento digital que promovem anonimato nas transações apresenta uma oportunidade para lavagem de dinheiro no setor financeiro.”

O banco afirmou que a complexidade dos desenvolvimentos tecnológicos financeiros permite que fundos ilícitos sejam transmitidos globalmente com baixo risco de detecção.

Para mitigar esses riscos, o banco central instou os reguladores a garantir que provedores de serviços de ativos virtuais, como exchanges de criptomoedas, estejam em conformidade com as regulamentações de Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo.

O banco afirmou que a vigilância de mercado e a colaboração frequente com as autoridades policiais podem ajudar na detecção de operações ilegais.