A porcentagem de validadores da Ethereum sinalizando suporte para aumentar o limite de gás da rede subiu para 10%, enquanto a comunidade se mobiliza para aumentar a quantidade máxima de gás permitida para transações incluídas em um único bloco de Ethereum.

Em 19 de dezembro, o número de validadores sinalizando um limite de gás superior a 30 milhões aumentou para 10% da rede. Antes de dezembro, o percentual de validadores sinalizando um aumento no limite de gás era pouco superior a 1%.

Rastreador de sinalização do limite de gás do Ethereum

Rastreador de sinalização do limite de gás do Ethereum. Fonte: gaslimit.pics

O aumento segue os esforços de membros da comunidade Ethereum para defender o aumento do limite de gás para 36 milhões.

Aumento dos limites de gás pode resultar em taxas de transação mais baixas

Em 20 de março, o desenvolvedor principal do Ethereum Eric Connor e o ex-chefe de contratos inteligentes da MakerDAO Mariano Conti lançaram um site chamado “Pump The Gas” para convencer a comunidade a aumentar o limite de gás da Ethereum para 40 milhões.

O site deles, projetado para angariar apoio para um aumento no limite de gás para 40 milhões, argumenta que tal ajuste poderia reduzir as taxas de transação na camada 1 em 15% a 33%. Connor pediu a stakers solo, equipes de clientes, pools e membros da comunidade para ajudar na iniciativa.

Em dezembro, os esforços se intensificaram, com pesquisadores do Ethereum se unindo. Em 9 de dezembro, o pesquisador da Ethereum Justin Drake afirmou ter configurado seu validador para um limite de gás de 36 milhões, dizendo que um aumento de 20% “lubrifica as engrenagens com segurança.”

Enquanto isso, Emmanuel Awosika, diretor criativo da 2077 Collective, destacou os benefícios para os desenvolvedores, observando que o limite de gás atual pode impedir o lançamento de aplicativos de alta demanda. Awosika disse ao Cointelegraph que aumentar os limites de gás é uma forma de a rede mostrar que está oferecendo algo para desenvolvedores ambiciosos trabalharem.

Awosika afirmou que aplicativos específicos não podem ser lançados com o limite de gás atual, pois os preços do gás dispararão assim que os aplicativos se tornarem virais, levando a uma “experiência de usuário muito degradada.”

Relacionado: Justin Drake propõe ‘Beam Chain’ para substituir Beacon Chain do Ethereum

Risco de aumentar os limites de gás em excesso

Enquanto membros da comunidade avançam para aumentar os limites de gás no Ethereum, há também aqueles que alertam a comunidade para ter cautela ao aumentar os limites de gás. Toni Wahrstätter, da Fundação Ethereum, afirmou que isso poderia representar sérios riscos à estabilidade e segurança.

O site “Pump The Gas” também reconheceu esses riscos e afirmou que o objetivo central do Ethereum é permanecer descentralizado:

“Se o limite de gás for elevado em excesso, podemos criar um cenário em que a cadeia se torne grande demais para operadores de nós solo validarem e baixarem. No entanto, a tecnologia melhora, e faz sentido aumentá-la lentamente com o tempo.”

O site também observou que elevar os limites de gás rapidamente poderia levar a “externalidades inesperadas” além de armazenamento e largura de banda.